Seguir o blog

domingo, 26 de fevereiro de 2012

ALTAMIRO CARRILHO DEU AULA NO SESC

Foi uma noite inesquecível a de ontem no Sesc Santana.
A grande atração, o flautista Altamiro Carrilho, da safra de 1924, esteve fantástico.
Ele brincou, tocou, ensaiou passos de danças e até cantou – coisa raríssima na sua carreira de instrumentista de mais de 70 anos.
Na verdade ele encantou a platéia lotada do teatro do Sesc Santana, com fila à espera por desistências...
Gente de todas as idades, incluindo adolescentes como Dedé e Paulinha, filhos do pianista Paulo Benites, não só aplaudiu como cantou o que ele sugeria.
Aliás, em muitos momentos, Altamiro regeu o público – e o grupo de chorões do Movimento Sincopado ciceroneado por Tatiana Fraga.
Momento especial foi quando ele pediu ao público para cantar Carinhoso, chorinho clássico de Pixinguinha e João de Barro, o Braguinha.
O espetáculo começou com ele respondendo às minhas perguntas no palco do teatro.
Disse coisas incríveis.
Lembrou de suas performances em palcos da Rússia, Alemanha, Itália, Japão, México, Congo... Países onde, inclusive, gravou discos nunca lançados no Brasil.
Falou de Benedito Lacerda, o artista-parceiro preferido de Pixinguinha, que ele substituiu numa gravação histórica com Moreira da Silva, o Kid Morengueira.
Falou da importância de Luiz Gonzaga, o rei do baião, para a música brasileira.
Enfim, Altamiro Carrilho, ainda o mais importante flautista brasileiro, deu uma aula inesquecível de humanidades e cidadania.
Pra variar e deixar o público em completo estado de graça, ele encerrou o espetáculo com duas músicas fora do repertório.
De improviso, fez a todos acompanhá-lo no choro Urubu Malandro, motivo popular com arranjo de Lourival Carvalho e versos de Braguinha, eterno sucesso na voz da incrível Ademilde Fonseca...
Ademilde gravou esse choro nos fins de 1943, para a extinta Continental.
“Foi a noite mais bonita da minha vida”, ele me segredou depois, no camarim.
Altamiro Carrilho é, sem dúvida, perfeito exemplo de ser humano.
E de música sabe tudo.
Confiram a nossa conversa introdutória ao espetáculo de ontem registrado pela sensibilidade de Darlan Ferreira, clicando:
Assis Ângelo e Altamiro Carrilho - Bate-Papo Musical.wmv

POSTAGENS MAIS VISTAS