Marighela nasceu no dia 05 de Novembro de 1911, no bairro de comércio popular Baixa do Sapateiro. Esse bairro, aliás, inspirou o bom mineiro Ary Barroso a compor um samba homônimo.
Essa notícia fez-me lembrar de outros assassinatos cometidos pelos trogloditas da repressão militar. Vladimir Herzog, por exemplo, foi assassinado no dia 25 de outubro de 1975, nas dependências do DOI-Codi, no bairro do Paraíso, ironicamente.
O jornalista alagoano de Tanque d'Arca, Audálio Dantas, escreveu um livro definitivo sobre a vida e morte de Herzog. Esse livro, As Duas Guerras de Vlado Herzog, da Perseguição Nazista à Morte sob Tortura no Brasil (Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2012; 405 págs), traz tudo sobre Vlado. Diz, por exemplo, que ele era iugoslavo de nascimento, formado em filosofia pela USP, e jornalista.
A notícia sobre Marighela fez-me também lembrar dos operários Manoel Fiel Filho e Santo Dias da Silva. Fiel Filho nasceu em Quebrangulo, AL, veio para São Paulo no começo dos anos 50, onde morreu no DOI-Codi, como Herzog, no dia 17 de janeiro de 1976.
A morte de Fiel Filho parece ter sumido no tempo, como sumida no tempo está a morte de Santo Dias.
Santo Dias era de Terra Roxa, interior de São Paulo. Ele nasceu em 1942 e foi sequestrado e morto em 1979.
O Brasil continua morrendo na mão de bandidos
CLIQUE:
http://assisangelo.blogspot.com.br/2012/11/dia-frio-tristeza-e-vlado-herzog.html
Sobre Vlado escrevi uns versinhos que são estes:
Sobre Vlado escrevi uns versinhos que são estes: