Seguir o blog

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

UM CABRA BOM DE PAPO


É sempre uma alegria receber pessoas que têm o que dizer, caso do gaúcho José Antônio Severo. Severo tem uma história incrível no jornalismo brasileiro. Trabalhou na extinta Realidade, Gazeta Mercantil e Tv Globo, entre outros ninhos de cobra criada. Tem ótimos livros publicados incluindo Os Senhores da Guerra publicado em dois grossos volumes (Editora L&PM, 2000) e base de um épico do cinema do Brasil, dirigido por Tabajara Ruas. Severo é, além do mais, um bicho político o tempo todo atenado. Ele tem tese para justificar as horrorosas de alguns empedernidos bolsonaristas como Sérgio de Camargo que acaba de ser indicado para presidir a Fundação Palmares. Para Severo o que se quer é acabar não só com os movimentos do negro, mas enterrar a cultura afro tão rica em nosso País. Por aí.

Severo e as irmãs cantoras Célia e Celma, mais o amigo Jeremias e Ana Maria abrilhantaram cá em casa a tarde de sábado passado 30 9(fotos acima). Muita conversa boa e um tim tim de boa cana para espairecer e afrouxar a garganta. Enfim, ninguém é de ferro!

Meu amigo, minha amiga, você sabia que a capital de Santa Catarina foi criada para homenagear o violento Marechal Floriano Peixoto? Pois é, conversamos sobre isso também. História. 

VIVA O SAMBA DO VALENTE!

Da esquerda para a direita: Assis Ângelo, Laya, Marquinho Mendonça, Rinaldo Aparecido da Cruz Campanhã (Valente) e  Mirianês Zabot.
A Capital paulista nos apresenta nos seus mistérios eternos surpresas a cada esquina, a cada bairro, a cada canto.
Fui levado por amigos ontem 1 à Casa Verde. Lá na Baruel, 259 deparei-me com um ambiente super legal, bonito, aconchegante, cheio de gente de todas a idades. Crianças inclusive. E muita música, muito samba...
Hoje 2 é o Dia Nacional do Samba: https://assisangelo.blogspot.com/2017/12/ary-barroso-provocou-o-dia-do-samba.html
Na Baruel está instalado o Samba do Valente. Senti-me em casa. Em casa de bamba...
Valente é como atende o cidadão Rinaldo Aparecido da Cruz Campanhã, da safra de 1964, paulistano. Ele nasceu no Samba e continua, a seu modo sambando e fazendo bem às  pessoas que o cercam.
Reencontrei no Samba do Valente muita gente. Entre essa gente Rita, que durante muito tempo atuou como produtora do querido amigo bahiano Xangai. E lá nessa Samba, abrilhantando a noite, os incríveis Marquinho Mendonça e Laya, cantora de excepcional beleza vocal. Detalhe: além de samba, Laya estendeu-se num repertório Gonzaguiano para ninguém por defeito. No dia 9 de Novembro, Laya e Marquinho Mendonça deram uma belíssima entrevista ao apresentador Carlos Silvio. Acompanhem: https://youtu.be/Js1YV-6yCQ4
A história de Rinaldo é impressionante. Mas a respeito disso, falarei noutra ocasião. Agora deem uma espiadinha na bela montagem fotográfica que abre esse texto. Sim, postara-me no palco e lá foi eu engatando duas declamações poéticas...
Um personagem louco por São Paulo faz de modo curioso a sua 
declaração de amor a essa cidade:


---

MORRE CORDELISTA PARAIBANO

O mais velho e profícuo cordelista do Brasil morreu ontem 1, em Anápolis, GO, Paulo Nunes Batista. Paulo tinha 95 anos de idade e deixou cerca de 500 folhetos que publicou ao longo de sua vida. Paulo parte deixando de luto a cultura popular expressa em folhetos de cordel. Que Deus o tenha, em paz.

POSTAGENS MAIS VISTAS