Seguir o blog

quarta-feira, 19 de maio de 2010

SENADO APROVA FICHA LIMPA

Sob a presidência interina do senador goiano pelo PSDB Marconi Perillo (foto), foi aprovado por unanimidade no início desta noite, no Senado, o projeto Ficha Limpa gerado pela mobilização popular em setembro do ano passado. Agora cabe ao presidente da República Luís Inácio Lula da Silva sancioná-lo.
O projeto é um marco na história recente do nosso país; e importantíssimo, pois visa moralizar a política e devolver orgulho ao cidadão brasileiro.
A aprovação do Ficha Limpa foi inesperada para muita gente, incluindo juristas. Muitos acham que mesmo com a sanção presidencial o projeto dificilmente entrará em vigor ainda este ano. Mas tudo é possível, pois, para isso, basta vontade política.
E o Lula não vai perder essa oportunidade, não é mesmo?
O vice José de Alencar, presidente em exercício, já disse: “O Brasil preciso disso”.
O disso, no caso, é o projeto Ficha Limpa em vigor ainda este ano e válido contra o Ficha Suja.

O SAMBA ACABOU?
- Engraçado, a revista norte-americana Sports Illustrated exibe capa dedicada ao futebol e vaticina que o samba morreu. Qual é, hein?

DOR DE CORNO
- E o Ronaldinho? Se mordendo todo, o meia-atacante foi à Rádio Montecarlo choramingar. Entre um soluço e outro juntou as mãozinhas e jurou que não vai assistir aos jogos da Seleção, na Copa. Justificativa: “Gosto de jogar e não de apenas ver”. Então, tá.

FICHA LIMPA É ALGEMA PRA ESPERTINHOS

Algo sem dúvida de extrema importância está ocorrendo hoje no país, pois não é que de uma hora pra outra a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado acaba de aprovar o projeto Ficha Limpa de iniciativa popular, que proíbe a candidatura de sujeitos condenados pela Justiça a concorrer a cargos eletivos? Isso quer dizer o seguinte: se aprovado no plenário do Senado, o projeto provocará uma mudança radical na forma de se fazer política partidária no Brasil já a partir deste ano. O relator, senador do DEM goiano Demóstenes Torres (foto), chegou a prever que se isso de fato se concretizar é bem possível que pelo menos 25% de seus pares estarão fora da política nacional desde as próximas eleições, pois não poderão se reeleger.
Será o mal sendo cortado pela raiz, sem dó nem piedade.
O projeto se aprovado ainda hoje em plenária do Senado, como se espera, também breca a ânsia tresloucada de alguns muitos empresários de doar grana de forma ilegal para eleger seus representantes nas diversas esferas da política.
Bom demais.
Neguinhos que forem expelidos da profissão por suas representações classistas, como a Ordem dos Advogados e o Conselho Federal de Medicina, por exemplo, também serão alcançados pelas garras do Ficha Limpa.
Bom, não?
Aguardemos o andar das horas.

POSTAGENS MAIS VISTAS