Seguir o blog

quinta-feira, 12 de abril de 2018

LULA NA LITERATURA DE CORDEL

Dentre todos os presidentes e ex presidentes da República do Brasil, Getúlio e Lula foram os que mais chamaram  a atenção dos cordelistas, inspirando-os a escrever e publicar  dezenas e dezenas, centenas de folhetos.
Poucas horas depois de anunciada a morte , por suicídio de Getúlio Vargas, folhetos eram publicados e vendidos de mão em mão no Rio de Janeiro e em algumas regiões do Nordeste.
Mas, muito mais, já se publicou sobre Luís Ignácio Lula da Silva, principalmente no período em que ele esteve à frente do poder.
Há dez anos a se completar em agosto (Getúlio morreu no dia 24 de agosto de 1954), o poeta potiguar Crispiniano Neto reuniu pouco mais de cem folhetos sobre Lula no livro Lula e a Literatura de Cordel. São folhetos de louvor ao criador da sigla PT.
Noutros tempos, tempos anteriores a Getúlio, cordelistas nordestinos já teriam feito publicar folhetos narrando a desdita em que caiu Luís Ignácio. Aliás, uma pulguinha incômoda faz me barulho na orelha, perguntando, por que ainda não se escreveu cordel sobre a prisão de Lula?

ESQUERDA X DIREITA

O ex prefeito Dória quer ser governador e presidente da República. A mosca azul o picou. Hoje ele desceu a lenha no vice de Alckmin que virou governador, Márcio França. Dória é direitista, como se sabe. E dos mais narcisistas, mentirosos, enrolões, ambiciosos, que não medem distância nem primam pelo bom caratismo. O Alckmin é da m,esma lavra de Dória, só que mais discreto e cautelosos nos métodos. Enfim, ouvi o Dória hoje rogar praga e ameaçar França, que ele chama de Cuba. Márcio França é do PSB. 

DE NOVO GILMAR

Gilmar endoidou de vez. No plenário do STF mais uma vez hoje ele esculhambou Deus e o diabo, esculhambou com os juizes, os promotores, com a justiça, da qual aparentemente faz parte. Disse que Moro é torturador e que está torturando Palocci. Um horror a fala desse homem! Na mesma linha de Gilmar foi o incompreensível Marco Aurélio, com sua voz arrastada e cheia de falhas (ele não consegue pronunciar por inteiro qualquer palavra que termine em nal, Nacional, por exemplo). Lewandowski e Toffoli também deram nó na língua e disseram besteira. Desse grupo da pesada e a favor dos poderosos pulou fora o Celso de Mello, resultado da destrambelhada sessão de hoje no STF: 7x4 contra a soltura do ex ministro Antônio Palocci que, assim, continua entre chaves em Curitiba.

POSTAGENS MAIS VISTAS