Seguir o blog

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

AS GUERRAS SURGEM DO NADA

Ilustração de Fausto Bergocce

Uma guerra pode começar do nada. Pode ser pequena, de alcance regional, ou grandona que nem a 1ª de 1917. Essa começou do nada, durante ou após uma briga de rua. Foi assim: um tiro de pistola e um homem morto caído no chão.
A 2ª Guerra começou também do nada: um doente dos infernos, Hitler, achou de "transformar" o mundo matando tudo quanto era judeu e deficientes físicos e mentais. 
O ódio é, a rigor, o estopim que leva à guerra.
Desde que nos entendemos por gente, da linhagem Sapiens, milhares e milhares de guerras já explodiram nesta terrinha-de-meu-Deus-do-céu!
Agora mesmo um número incalculável de homens, mulheres e crianças estão morrendo a tiros, de sede e de fome mundo afora. Na Ucrânia, por exemplo.
O Continente africano, que é formado por 54 países, vive o tempo todo em guerra. Muitas delas, entre tribos.
E pensar que foi na África que surgiu o Homo Sapiens...
Milhares de jovens estão armados até os dentes em Israel esperando dos chefões o grito de ordem para invadir por terra a Faixa de Gaza. Pode ser a qualquer momento. A Faixa, localizada no Oriente Médio, tem apenas 365 km². E Israel: 22.145 km² de área ocupada por 9,5 milhões de pessoas. 
Aquele pedaço do mundo, das Mil e Uma Noites, vive pegando fogo. Não é de hoje, portanto.
Cristo, nascido em Nazaré, morreu por nós depois de pregar a paz e seu conhecimento na Palestina, Judeia, Galileia e redondezas. 
Em terras do Egito Cristo também pisou, ao lado dos pais José e Maria. Ver Bíblia.
Em 1948, Israel foi criado. Também era para ter sido criado o Estado da Palestina, que já era um pedacinho de terra do tamnho de nada.
Os árabes, mesmo preteridos, nunca desistiram da Palestina. Tanto que em 1967 falaram alto pedindo o que lhes era de direito. E de surpresa Israel encheu de morte o Egito, jogando bombas do céu. Depois do Egito, Síria, Jordânia e Iraque, que receberam o apoio velado dos vizinhos Kuwait, Líbia, Arábia Saudita, Argélia e Sudão. Mas não adiantou. Israel ganhou e na ocasião anexou ao seu território a Península do Sinai, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia, Jerusalém e as Colinas de Golã.
A Península do Sinai foi devolvida ao Egito em 1982. E não custa lembrar às memórias adormecidas que foi nessa região que Deus entregou a Moisés as tábuas da Lei.
Essa guerra, que durou apenas 6 dias, deixou um saldo de mais de 5 mil mortos de ambos os lados.
Atenção! Importante: o grupo terrorista Hamas não representa os anseios dos palestinos. O Hamas quer o fim do mundo, como Hezbollah e outros e outros. Quem representa a Palestina é a chamada Autoridade Palestina, hoje liderada por Mahmoud Abbas.
Mahmoud representa a OLP, criada em 1964 por Yasser Arafat (1929-2004).
E como diria o REPÓRTER ESSO: ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO!!! Os EUA estão atulhando de armas os quarteis de Israel. Querem a guerra.
E ATENÇÃO! ATENÇÃO! A Rússia está prometendo encher de armas os terroristas do Hamas.
A paz é o que nos faz integrados harmoniosamente com o próximo e a natureza.
A pensar, não é mesmo?


LEIA MAIS: GUERRAS SÃO PASSAPORTE PARA O FIM DO MUNDO (1) • GUERRAS SÃO PASSAPORTE PARA O FIM DO MUNDO (2, FINAL)

POSTAGENS MAIS VISTAS