Seguir o blog

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

OS INVISÍVEIS NA POSSE DE BOLSONARO


Foi evento bonito o que levou mais de 100 mil pessoas a prestigiar a posse do novo presidente da República, em Brasília. Bolsonaro falou forte, firme, sem reticências ou meias palavras. Falou de esperança. Diz que o dia de ontem 1 é histórico. Prometeu que não titubeará em destruir os inimigos do Brasil e que lutará por uma sociedade sem divisão.  Os corruptos estão na sua mira, como na sua mira estão as organizações criminosas. O povo o aplaudiu, gritou, bateu palmas e em coro improvisado cantou: "o capitão chegou, o capitão chegou".
O hino nacional foi tocado várias vezes em momentos diferentes. Foram tocadas também músicas de repertório nacional, clássicas, como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Saiba mais sobre essa música:
http://assisangelo.blogspot.com/2018/11/hoje-e-dia-de-ary-barroso.html

Ary, o bom mineiro de Ubá foi musicalmente seguidor do nacionalismo. Foi ele também o criador do samba patriótico. Foi grande esse Ary;
Esquerda, direita, ou o quer for não importa. O que importa mesmo é que o Brasil cresça e com ele, nós.
A nação brasileira sofre desde sempre, desde a chegada dos invasores de outras terras. Portugueses, inclusive. Foram muitas, muitas as guerras, os conflitos armados no território nacional. O livro as Batalhas Brasileiras, de Hernani Donato, conta  isso. É obra lançada há anos pela Ibrasa, cuja leitura recomendo.
O que mais me impressionou foi o texto de Michele Bolsonaro, lido por Adriana Ramos e interpretado em Libra pela própria autora.
Michele nasceu em Brasília, é jovem e há muito vem se dedicando a um público invisível à sociedade: surdos, etc.
No Brasil 46% da população, sofrem algum tipo de deficiência. |Os dados são do  IBGE, colhidos há uma década.
Passa fácil fácil, de 1 milhão o número de cegos no país. Não é mole não.
Dia desse falei a respeito desses números aos presidente da Fundação Padre Anchieta, Marco Mendonça, quando eu lhe disse que sou hoje um desses invisíveis, surpreendeu-se. Foi um bom papo. Falei-lhe do projeto que tenho de apresentar um programa de rádio e TV direcionado a  essa gente e ao público em geral. Aparentemente entusiasmou-se.
De cego e cegueira posso falar. Mais de 3 mil tipos de problemas mexem com a visão humana. O meu caso foi descolamento de retina. Comi pão amassado, dormido, mas agora já como até bolo e com sorriso na cara. Se não houvesse a meu redor as poucas pessoas que há.....
Depressão é um mal dos infernos que nos chega de uma hora para outra.
No mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde- OMS, há mais de 300 milhões de pessoas sofrendo desse mal.O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países atingidos pela depressão.
https://www.youtube.com/watch?v=Isyz6nN2Wus&feature=youtu.be


https://www.youtube.com/watch?v=Isyz6nN2Wus&feature=youtu.be

 E no caso da cegueira, ainda segundo a OMS, a cada 5 segundos uma pessoa passa a ver tudo escuro.
A padroeira dos cegos é Santa Luzia, uma italiana que comeu o pão que o diabo amassou. Atacada por carrascos, perdeu os olhos e virou estrela. Isso foi há não sei quanto tempo. Pra ela escrevi uns versos:




LER E RELER NÃO CUSTA....

QUEIMANDO CALORIAS


Assis Ângelo na Rádio Globo

O jornalista Assis Ângelo declamando o poema na Rádio Globo.

https://www.youtube.com/watch?v=bM9STb620l

POSTAGENS MAIS VISTAS