Seguir o blog

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

SER CEGO É UMA MERDA!



O Brasil, todo mundo sabe, é um país extraordinário. Mas, poderia ser muito além disso, se os seus governantes prestassem mais atenção à cultura popular e a educação. É através da educação e cultura que um país ganha notoriedade e respeitos mundiais.

O Brasil é o país de Carlos Gomes, - o maior compositor erudito da Américas -, Villa Lobos, Pixinguinha, Ary Barroso; Machado de Assis, José de Alencar, Rachel de Queiroz, Pedro Américo, Zé Lins, Guimarães Rosa, e tantos e tantos brasileiros que, através da arte, enobreceram o nosso país.
Luiz Gonzaga, o rei do baião, morreu há trinta anos e deixou um obra monumental.
Gonzaga como Camões, Homero, Cego Aderaldo, Cego Oliveira, Patativa do Assaré, perdeu um olho num acidente de carro no Rio de Janeiro, mas continuou vendo e fazendo o que muita gente que vê bem com os olhos não faz.
Hoje é o dia de Santa Luzia.
A última composição musical de Luiz Gonzaga foi Padroeira da Visão, feita em parceira como mineiro de Alto Belo, Teó Azevedo, essa música (abaixo) foi uma das últimas gravadas por Dominguinhos (1941-2013).

Não custa lembrar, meus amigos, minhas amigas, que números da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que a cada 5 minutos uma pessoa fica cega neste nosso planetinha por nós mesmos tão judiado. Os números também indicam que há, pelo menos, 39 milhões de cegos no mundo. Esses números são de 2010.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no Brasil há cerca de 7,2 milhões que não vêem nada com os olhos e as que se declaram portadoras de problemas graves de visão.
Por que lembro isso?
Lembro isso porque é muito importante que as pessoas se precavenham indo a consultas oftalmológicas periodicamente. E que não cocem os olhos, que tenham cuidado consigo próprio.
Ser cego é uma merda!
Ah! Andei compondo um poema sobre cego, cegueira, para cegos. Chama-se Oração Santa Luzia (acima).

POSTAGENS MAIS VISTAS