Seguir o blog

quarta-feira, 11 de julho de 2012

NOITE DE FESTA, COM CHEIRO DE CHOCOLATE

Ontem a noite foi de festa e confraternização em torno do escritor Roniwalter Jatobá e seu novo livro, Cheiro de Chocolate e Outras Histórias (Ed. Nova Alexandria, SP, 148 pág.), lançado com toda pompa na Livraria Martins Fontes, na Paulista, e que li hoje de manhã de uma tacada só.
A obra (reprodução da capa, ao lado), muito bem editada, reúne duas dezenas de histórias curtas; uma melhor do que a outra.
Algumas, porém, são marcantes; como a que dá título ao livro.
No conjunto pode se dizer que é uma obra em que o autor se mistura com seus personagens, todos aparentemente reais.
Enfim, como dizia Goethe na citação oportuna de Ronaldo Cagiano na orelha do livro: “O começo e o fim de toda atividade literária é a reprodução do mundo que me cerca por meio do mundo que está dentro de mim”.
São histórias de gente simples, comum; de vida e morte, de lembranças na cidade grande.
Algo a ver, provavelmente, com a sua chegada à maior cidade do Hemisfério Sul nos 70, São Paulo, hoje a 5ª mais densa do mundo em população e extensão territorial, segundo dados da Organização das Nações Unidas, ONU.
No festivo local de lançamento ontem, presentes inúmeros amigos do autor, a destacar artistas e intelectuais como Luís Avelima, que acaba de traduzir diretamente do russo o livro Gente Pobre, de Dostoievski; Marco Haurélio e Pedro Monteiro, grandes cordelistas; Enio Squeff, autor das ilustrações do livro; José Donizete, Celso de Alencar, Álvaro Alves de Faria, Darlan Ferreira, as irmãs cantoras Celia & Celma; e o decano da imprensa brasileira, Audálio Dantas (no clique aí abaixo, ladeado pelas irmãs).

POSTAGENS MAIS VISTAS