Seguir o blog

domingo, 7 de julho de 2019

CARNERA, UM SERGIPANO QUE ENSINOU VIOLÃO A JOÃO GILBERTO


Bom, muita gente sofreu com o passamento de Gilberto     para o outro nível de vida.
O corpo do joão foi sepultado hoje, depois de velado por amigos , amigas, e o público em geral.
O João nasceu no Juazeiro da Bahia, como se diz. Da Bahia para diferenciar o Juazeiro do Norte, que fica ali no Ceará. O João pegou as primeiras notas de violão em Aracaju, SE. Pegou, assim no ar. Depois ele foi para o Rio de Janeiro, onde conheceu Geraldo Vandré. Vandré, com 16, 17 anos de idade, era levado por João para cantar nos ambientes noturnos da alegre cidade maravilhosa.


Claro, é muita história.
Essa e outras histórias se acham no livro "Pra Dançar e Xaxar na Paraíba - Andanças de Rosil Cavalcanti", livro , do paraibano de Campina Grande, Rômulo Nóbrega. 
É no livro de Rômulo Nóbrega que encontra-se que o Urcino Fontes de Araújo Góes, o Carnera, um Sergipano nascido em Boquim, SE, foi professor de violão de João Mello e João Gilberto, o expoente da Bossa Nova.
Carnera em nenhum momento afirmou ter ensinado violão a João Gilberto.
Porém, em um show em Aracaju, João Gilberto, já famoso, chegou a atrasar a apresentação, justificando ao público, que só iniciaria quando Carnera estivesse presente, visto que ele o ensinou a tocar violão.
Há, desta forma, evidências de entrelaçamento da Bossa Nova , através de João Gilberto, com o estado de Sergipe, quando os anos de 1942, 1943 e 1944 foram determinantes na carreira do cantor.
João Gilberto vive!


POSTAGENS MAIS VISTAS