Seguir o blog

terça-feira, 27 de março de 2018

TÉO AZEVEDO É DESCOBERTO NA ALEMANHA



O mineiro de Alto Belo, Téo Azevedo, é um dos mais importantes artistas da música popular brasileira. Nasceu no dia 02/07/1943. Comeu o pão que o diabo amassou. Por não ter nascido em berço de ouro, passou fome, passou frio. Mas fez o que o diabo não fez: música e folhetos de cordel da melhor qualidade.
Téo Azevedo tem mais de cinquenta anos de carreira artística e centenas e centenas e centenas de músicas por ele mesmo e parceiros compostas e gravadas ; em diversas línguas, inclusive.
Até o Norte-Americano Charlie Musselwhite, com sua gaitinha de boca mágica.

Téo é tão grande quanto um raio riscando o céu.
Téo ja teve muitas e muitas de suas composições gravadas por alguns dos mais importantes representantes do canto brasileiro como Jair Rodrigues, Luiz Gonzaga, Zé Coco do Riachão
(que ele descobriu), Zé Ramalho, Zeca Pagodinho e Sérgio Reis; sem falar em duplas musicais como Pena branca e Xavantinho, Milionário e José Rico e Cascatinha e Inhana.
Téo Azevedo é também um dos mais férteis produtores musicais do Brasil, com um número absurdo de obras musicais. hum mil? dois mil? três mil? sei lá, nem ele sabe.
A compositora e maestrina carioca Chiquinha Gonzaga (1847-1935), autora da primeira marchinha carnavalesca (Ó, Abre Alas;1899), deixou mais de hum milhar de obras de sua autoria gravadas antes e depois de morrer.
Pois bem, Téo Azevedo ainda não morreu. E quando isso acontecer certamente transformar-se-á num imortal da nossa música popular.
Em julho de 1974, esse mineiro Téo lançou um LP a que intitulou Grito Selvagem. Uma produção independente. Era um disco muito louco, de letras muito loucas, de sons incomuns nos discos lançados à época. Houve três tiragens, cada uma de hum mil exemplares. Resumo da Ópera: Grito Selvagem acaba de sair na Alemanha e em outros países europeus. eu já tenho um exemplar dessa tiragem europeia nas minhas mãos. Foto acima de mais uma de suas criações, a menina Ana Claudia.
Você meu amigo, minha amiga, quer saber como adquirir um exemplar de Grito Selvagem com o carimbo Alemão? comece por aqui: ALTERCAT RECORDS, Sergi Roig, Lenbachstr.8 , 10245 Berlin-Germany  http://alter.cat
Quer saber mais sobre Téo Azevedo e o LP Grito Selvagem?


MESSIAS HOLANDA


O Cearense Messias Holanda morreu ontem 26, de manhã e a tarde o seu corpo foi enterrado no cemitério São João Batista de Fortaleza, CE. Messias foi-se embora com 76 anos de idade, e deixou uma obra musical pequena, mas importante. Ele foi descoberto por Luiz Gonzaga, o rei do baião. O paraibano biógrafo de Rosil Cavalcante, Rômulo Nóbrega o entrevistou algumas vezes para o livro:
Fiz entrevistas com Messias em 2007 e a última em Novembro de 2015.

MILLÔR

Hoje 27 de março completam-se seis anos do encantamento do filósofo multitudo Millôr Fernandes. Um gênio da raça, sem ele estamos mais pobres.

POSTAGENS MAIS VISTAS