Seguir o blog

sábado, 21 de outubro de 2017

GEREBA ESTÁ EM SÃO PAULO, TOCANDO E CANTANDO.

Gereba é um dos mais importantes compositores e violonistas do Brasil, também cantor, nascido há 71 anos na Bahia. Já compôs centenas de músicas, com parceiros os mais diversos. Eu inclusive. É nosso, por exemplo Hino ao CEU, gravado por Dominguinhos. Ouça:


Com Gereba também compusemos ao lado de Klévisson Viana, Dom Quixote Xote Xote, ouça:


Gereba tem músicas gravadas com meio mundo, incluindo Cássia Eller, Elizeth Cardoso, Elba Ramalho, Fagner, Bule-bule. O escritor seu conterrâneo Jorge Amado o tinha em grande estima, até porque Gereba fez a trilha sonora de uma das obras do Jorge, Quincas Berro d'Água. Luiz Gonzaga também gostava muito dele.
Há uns 20 anos, copiei numa fita cassete valsas e chorinhos do rei do baião. Essa seleção musical entreguei a Gereba, que reuniu um time de amigos supimpas para letrar esses choros etc. O disco, com essas músicas foi à praça há uns 3 ou 4 anos. Uma beleza!
Não faz muito tempo Gereba interpretou Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro, para um público estimado em 100.000 pessoas na Praça Castro Alves, na capital baiana. Antes interpretara a toada Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, num comício a favor do mineiro Tancredo Neves.
Gereba acaba de chegar à capital paulista, para uma série de apresentações. Seu projeto de ir aonde o povo está, Cantiga de Boteco está circulando por todo o Brasil com grande sucesso.


CEGO TAMBÉM É GENTE

Os brasileiros que escolhemos para nos governar, são, quase sempre, brasileiros esquisitos.
O presidente que estreiou a primeira fase da República, Deodoro, chegou lá através de um golpe militar e deixou , já, o Brasil à deriva. O seu sucessor, o vice também militar Floriano, era dotado de grande violência. Seu DNA. E por aí fomos nos arrastando até novo golpe.
Um dia, chegamos a 1930 e ao golpe perpetrado pelo gaúcho Getúlio.
Depois de Getúlio, outro militar enfaixou-se e nos governou até Getúlio voltar de novo. E depois dele, mais 3 senhores ocuparam a Presidência antes de Juscelino, Janio e Jango . E novo golpe! Esse alcançou a maioridade, 21 anos (1964-1985).
Esses todos nunca deram bola aos brasileiros excluídos do processo social.
E aí vieram Tancredo, que não assumiu a faixa presidencial; Itamar, Collor, FHC, e ele de novo, Lula,  Lula , Dilma, e mais um pouquinho, e esse que aí está botando os pés pelas mãos demonstrando na prática, que se astuto com o dinheiro público é um negócio da Chona.
Bem, quero dizer o seguinte: existe uma quantidade enorme de pessoas que não enxergam nem de dia nem de noite. Cega dos olhos assim como eu hoje me acho.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há menos ou mais de 1 milhão de brasileiros nessa situação. Mais ou menos, porque ninguém do poder está nem aí para nós e os números que nos possam representar, dizendo quanto somos. Uma pena.
Tem um ditado popular segundo diz que "quem quer vai quem não quer amanda".
Daqui a pouco, cegos  se juntarão no Centro da cidade paulistana para protestar contra a indiferença de todos ou quase todos em relação a nós.
A discriminação e o preconceito são irmãos siameses, andam lado a lado, de mãos dadas. Isso precisa acabar.
Ainda segundo o IBGE, dados de 2010, há 45,3 milhões de brasileiros e brasileiras que apresentam algum tipo de deficiência física, intelectual, etc.Uma multidão, não é mesmo? Se nós todos nos juntarmos lado a lado, mão a mão, num pensamento só e força, seremos sem dúvida muito forte.
Tem um negócio chamado lei brasileira da pessoa deficiente. É uma lei bonita, em vigor desde o ano passado. Ela precisa ser praticada com rigor, até porque muitos dos seus artigos ainda são desrespeitados, não cumpridos. Quer ver? A parte referente a emprego, por exemplo,  não é devidamente observada pelos empresários. Os acessos nos são ainda muito difíceis. No tocante ao transporte público, também continua a desejar. É isso.
O encontro que reunirá deficientes visuais em Sampa, está previsto para logo mais às 9 horas, ali ao lado da nova unidade SESC , na 24 de maio, centro. Os colegas da instituição Laramara vão estar em peso, mostrando que cego também é gente.


POSTAGENS MAIS VISTAS