Seguir o blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

CARTA AO PRESIDENTE

São Paulo, SP, 21 etc.

Sr. Presidente

O Brasil está doente. E sofrendo faz tempo. É sofrimento depressivo provocado pela irracionalidade de muitos que lhe acompanham no estradar político.
O preconceito tem sido uma erva daninha regada pela irracionalidade de muitos que andam à toa, sem ter bem o que fazer. E veja o senhor: Cada vez mais o negro tem sido vítima dos bocós à solta, da violência, da incompreensão, intolerância. No Rio, por exemplo, um bando de maus brasileiros, racistas, fascistas de plantão, tentou calar a missa de um padre, avançando sobre ele para tomar-lhe o microfone. Heresia pura. Era missa para todo mundo, inclusive para nossos irmãos afrodescendentes. Somos todos iguais não? Esse pessoal gritou, bagunçou, e terminou falando em latim ou algo equivalente parte da celebração.
Ataques a negros no Dia Consciência Negra aconteceram de canto a canto do Brasil.
A Amazônia está gemendo, pedindo socorro. É grande o desmatamento que lá ocorre. Por causa disso, os Estados Unidos acabam de orientar grandes empresas a não comprarem madeira do Brasil. Outros países, como a Bélgica e a Alemanha, continuam preocupados com a falta de política ambiental do Governo. Sei que o senhor nunca foi chegado a uma boa leitura, mas de qualquer modo, tomo a liberdade de lhe enviar um poema que acabo de fazer sobre a questão. Pra refletir:
Agora é óleo cru
Que mata o nosso mar
Que mata nossos peixes
Num leve pestanejam

É terrível o que se vê
E difícil acreditar
Porque se mata tanto
Impunemente no mar?

É horror o que ocorre
Lá longe em alto mar
Navios assassinos
Matando só por matar

Esse é crime grave
Que alguém tem de pagar
É um crime ambiental
Pintar de piche o mar

O mar está gemendo
Pedindo pra se salvar
Gritando SOS
Para não se afogar

Tudo isso sem falar nos índices de violência identificados no alto desemprego. Doze milhões e tanto de desempregados no país não é coisa pouca não, o senhor sabe. E quem está entrando no mercado agora, Deus do céu!
E Brumadinho, hein!
No mesmo dia em que se tentou levar à reflexão o dia da Consciência Negra, completavam-se 300 dias da tragédia de Brumadinho, que espantou o mundo. Talvez o senhor não tenha tempo para ver/ouvir o post abaixo, mas quem sabe...


Ah! Ia-me esquecendo, senhor presidente: minha pressão medida hoje deu 12x8. E o tum, tum do meu coração é Brasil, Brasil, Brasil...
Abraço,
Assis


POSTAGENS MAIS VISTAS