Seguir o blog

sábado, 28 de março de 2020

QUARENTENA SEM FUTEBOL

O amigo Carlos Sílvio, apresentador raçudo da Rádio Conectados ( programa Paiaiá na Conectados, aos sábados, 12h), conta por telefone que está subindo paredes por duas razões: a primeira dela, a quarentena forçada. A segunda, "porque nem sei como estou aguentando acompanhar, ao vivo, uma partida de futebol. Nem de várzea!"
Pois é, da minha parte acho apenas graça até porque já estou quase acostumado a quarentenas. Digo isso porque fico em casa quase todo tempo do mundo. Razão óbvia: perdi a visão dos olhos, como muita gente sabe.
A falta de futebol na telinha do Sílvio faz com que eu lembre de notícia recentemente ouvida no rádio. Essa notícia da conta de que jogadores e técnico, que integram times famosos como Juventus (Itália), Barcelona (Espanha) e PSG (França), estão doando cifras fabulosas para amenizar os problemas provocados pelo Novo Coronavírus. Messi, Cristiano Ronaldo, o técnico Pepe Guardiola. Doaram cerca de 1 milhão de Euros.
 E no Brasil, hein?
Acabo de me informar que a mais recente edição da revista Forbes traz a relação dos 20 brasileiros mais endinheirado do mundo. O primeiro Joseph Safra, na conta a bagatela de 25 bilhões de dólares.
O último da lista,  Candido Pinheiro Koren de Lim,conta apenas com uma merreca US$ 2,3 bilhões.
Bom, mas como o presidente Biloliro disse que tudo sabe é que o novo vírus não passa de uma gripezinha, talvez se justifique aí o fato de esses bilionários ficarem quietos, segurando a grana no bolso. E, assim, evitando qualquer gesto de solidariedade.

VIRGENS GUERREIRAS DO CONTESTADO

O rebuliço do Novo Coronavírus que está provocando mundo a fora traze-me à memória história do Tifo que virou epidemia na região do Contestado. Essa praga levou à morte da jovem virgem guerreira Maria Rosa. Maria foi morreu em campo de batalha, com balas nas costas.
Essa história é incrível, como tantas e tantas outras esquecidas com o tempo.
A chamada guerra do Contestado ocorreu entre outubro de 1912 e agosto de 1916.
A guerra originou-se pela gula de dinheiro e poder, envolvendo coronéis e investidores Norteamericanos. No meio disso, milhares de homens, mulheres e crianças abandonados à própria sina.
O presidente da República à época era o Marechal Hermes da Fonseca.
Os miseráveis tinham como líder o monge José Maria.
Maria sonhava com a implantação do Império no Contestado, localizado entre o sul do Paranã e o norte de Santa Catarina.
Fanáticos liderando fanáticos, Maria criou um forte esquema de segurança a que denominou os 12 pares. Era homens fortíssimos, pau pra toda obra. Lembravam, e essa era a ideia, os 12 Pares de França.
Em volta do Monge, várias virgens. Maria Rosa, de 15 anos, era uma dessas virgens.
Após a morte do líder católico/messiânico, Maria Rosa rapidamente tornou-se guerreira.
Segundo a história, Maria Rosa era uma menina "alourada", cabelos longos, olhos penetrantes, forte e muito bonita. Corajosa, não temia nada. Vivia para combater injustiça e tirania. montada num cavalo, em luta ela fazia seus guerreiros gritarem "viva a Monarquia" e "Viva o Rei Dom Sebastião!"
Sebastião referido por Maria Rosa era o Rei Menino de Portugal que sumiu num campo de batalha e até hoje sua volta é esperada por fanáticos de várias partes do mundo.
O sebastianismo foi um movimento religioso muito forte no Brasil.
Maria Rosa, tombou no dia 28 de março de 1914.


POSTAGENS MAIS VISTAS