Seguir o blog

segunda-feira, 11 de março de 2019

O BRASIL DOS ASSASSINOS


A violência é um mal que existe desde sempre. Na Idade da Pedra, por exemplo, o homem já espancava a mulher. E hoje não é diferente, embora haja leis que impeçam isso. As acusações que levaram Lula à prisão deixaram um rastro de violência contra jornalistas em Salvador, João Pessoa, Brasília, São Bernardo e outros lugares, quem não se lembra? 
Na virada do Império para a República (1889) houve muitos feridos e mortos. 
O cearense Antonio Conselheiro, de batismo Antônio Vicente Mendes Maciel (1830-1897), foi acusado por republicanos de ser monarquista. 
Antes de cair, Canudos venceu tropas do Governo Federal. 
No correr disso, e por causa disso, jornais monarquistas foram destruídos violentamente no Rio de Janeiro. Houve até morte. O mês era abril de 1897. Ao fim, a tragédia de Canudos resultou em mais de 20 mil mortes. 
No livro Os Sertões, a página 611 (13ª edição, Livraria Francisco Alves; 1936) escreveu Euclides da Cunha que “Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados”. 
Por volta de 1908 gravou-se a primeira música com referência, já no título, da região dizimada pelo Exército: Partida para Canudos. Essa música, uma polca, foi gravada pelo maestro Veríssimo para a Casa Edson, do Rio. Um exemplar desse disco (na foto) se acha no acervo do Instituto Memória Brasil, IMB.
Anualmente são assassinadas mais de 60 mil pessoas no Brasil. E pelo andar da carruagem esse número pode aumentar, infelizmente. O assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista, Anderson Pedro Gomes, ainda não foi esclarecido.

POSTAGENS MAIS VISTAS