Seguir o blog

sábado, 19 de setembro de 2020

OSWALDO MENDES, UM CARA PORRETA!

 


A realidade da vida e a dos palcos se fundem com perfeição no jornalista, autor, ator e diretor de teatro  Oswaldo Mendes, aniversariante do dia 19 de setembro.

Oswaldo ou Oswaldinho como preferem os mais íntimos está completando 74 anos de idade, mais de 50 dos quais nas redações, ruas e palcos.

Falei com ele, por telefone, naturalmente, já nos primeiros minutos de hoje. Coincidentemente, liguei apenas para dizer "oi". Coisa que faço sempre. Conversa vai, conversa vem, pimba! Fique sabendo do seu natalício.

Conheci Oswaldo Mendes desde fins dos anos de 1970, quando trabalhamos para o Frias da Folha e Última Hora. Também para o Maksoud, da extinta revista Visão da qual ele também foi editor. Nessa revista publiquei muita coisa, incluindo uma entrevista especial com Luiz Gonzaga, o rei do baião; e um pequeno ensaio sobre o padre padin Cícero, que gerou uma polêmica dos infernos.

São poucas as pessoas tão sensíveis, profissionais e práticas como Oswaldinho, autor de pelo menos uma dúzia de livros e peças de reconhecimento público.

Diretor de teatro, Oswaldo Mendes dirigiu muita gente bonita.   

Essa Mulher, espetáculo estrelado pela cantora Elis Regina, gaúcha, foi dirigido por ele. Aliás, foi ele quem me apresentou à pimentinha como era chamada a cantora. Eu acabara de publicar uma entrevista inédita com o cantor paraibano Geraldo Vandré, no suplemento cultural Folhetin (Folha). Conhecedor da relação explosiva entre o cantor e a cantora perguntei opinião dela sobre ele. Resposta: "esse teu amigo (Vandré) é muito difícil".


Oswaldinho é o tipo de pessoa que lá na minha terra, Paraíba, a gente costuma chamar de porreta, arretado, o cara com quem todo mundo gosta de prosear, trocar ideias, enfim estar perto.

Sempre que pude ia eu assistir peças suas. Uma delas me marcou sobremaneira: Um Tiro no Coração, com Dionísio Azevedo e Walderez de Barros. Tratava do suicídio do gaúcho Getúlio Vargas (1882-1954). Foi num teatro da Augusta, acho, ali no começo dos anos 1980. 

A última obra que assisti do Oswaldinho foi o Anti-Nelson Rodrigues, no Teatro de Arena, cá em Sampa. A história, até onde me lembro, tratava de um jovem herdeiro de uma grande fortuna que se apaixona por uma de suas funcionárias. Tipo meio tragicômico. Oswaldo Mendes é da mesma terra em que nasceu o cantor e compositor Sérgio Ricardo: Marília, SP.

Ah! sim, e como não falar do Faustinho, hein?

Fausto é um dos mais argutos observadores do nosso cotidiano. É um cartunista incrível. Capaz de fazer rir ou chorar. Seu traço é único. Sim, como o traço de Picasso, Brenan, Ziraldo, Millôr, Fortuna. Seu traço é de gênio. Não é mesmo Oswaldo?

Arte: Oswaldinho no traço de Fausto.

 Viva Oswaldo Mendes!

Foto: Oswaldo Mendes na casa do Assis Ângelo, setembro de 2014


BELAS ENTREVISTAS

Meu amigo, minha amiga, se você não assistiu, se você não viu as entrevistas que o apresentador de rádio Carlos Sílvio fez em 2019 com os jornalistas José Hamilton Ribeiro e Ignácio de Loyola Brandão, a hora é agora.

Clique:

https://www.youtube.com/watch?v=ugfb8PuCN1Q&t=1032s

https://www.youtube.com/watch?v=VPhFmJrWBVE&t=1s

POSTAGENS MAIS VISTAS