Seguir o blog

segunda-feira, 11 de julho de 2016

QUEM FOI DEUS, QUEM É DEUS?...

Já faz um tempo enorme que inventaram o mundo. Na verdade, na verdade, ninguém sabe quem fez o mundo. Tudo quanto foi filósofo, incluindo o grande Aristóteles tentou dar credibilidade e autoria ao dono do mundo.
Quem foi ou quem é o dono do mundo?
Obama, Putin, ou quem?
Digamos que foi... Deus.
Quem foi Deus, quem é Deus?
Quando crianças, aprendemos que Deus foi e é o criador de tudo; do mundo, inclusive.
Eu sempre gostei de Deus.
Eu estudei em colégio de padres seguindo os ensinamentos divinos, crendo que Deus criou tudo. Inclusive eu, meu pai, minha mãe, meus avós, os avós dos meus avós, todos e tudo!
Pois bem, Deus sempre soube tudo e por isso é único. Independentemente do nome que lhes dão noutras línguas, além do português/brasileiro.
Que Deus sempre soube de tudo, isso soube –e sabe. E sabe também que o bom gosto é fundamental na boa convivência humana. Pra ter bom gosto, tem que ter cultura. Este, o ponto!

Deus fez o mundo porque se não o fizesse faria algo diferente do seu gosto pessoal.
Deus é criador, é artista.
Eu tenho um monte de amigos artistas. O cartunista Fausto, por exemplo, não viveria feliz se não fizesse cartum. E o tempo todo. A isso damos o nome de necessidade visceral. As cantoras Celia e Celma, eu não imaginaria, nunca, vivendo sem cantar; mesmo a alma alheia.
Dá pra pensar em fortuna sem fazer cartum? Sem Ziraldo fazer cartum? Sem Jaguar fazer cartum? Sem Alcy fazer cartum? Angeli, Paulo e Chico Caruso... E Glauco, hein?
Aliás, acabo de saber pela querida Chris Rufatto, e Fausto, que boa parte da obra do Glauco está sendo exposta nas dependências do Itaú Cultural, ali na Av. Paulista.
A vida que Deus nos deu, e nos dá, é incrível. Incrível sob qualquer aspecto.
Da segunda metade do século passado até os dias atuais, a minha profissão de jornalista, levou-me a conhecer, em parte, o mundo e pessoas que Deus criou. Eu conheci todos os nomes aqui citados e dele tornei-me próximo.
Continuo recebendo muita gente bonita no lugar onde moro. Tinhorão, quando vem aqui – e vem pelo menos uma vez por semana – conversamos sobre tudo e mais e mais. O mesmo acontece quando aqui chegam Fausto, José Cortêz, Vitor Nuzzi, Zé Hamilton Ribeiro, José Pinto, Osvaldinho da Cuíca, Rômulo Nóbrega, Téo Azevedo, Jackson Antunes, Jorge Ribbas, José Antonio Severo, Celia e Celma...
É fantástico o mundo que Deus criou, incluindo este Brasil...
A tarde de hoje foi pouca pra Fausto e eu entendermos a sinuca em que o mundo de Deus hora se transformou. A Europa tá como tá, com gente morrendo, se lascando pelo individualismo...
A xenofobia e a homofobia são males que o mundo passou a identificar recentemente e as vítimas estão na casa dos milhões, talvez bilhões. Pois nesse mundo de Deus há mais de 7 bilhões de almas morrendo e renascendo todos os dias. Aliás, daqui a duas semanas a Cortêz Editora porá nas livrarias, um livro tratando desse gravíssimo assunto que é a xenofobia.
Pois é, ou salvamos o mundo que Deus criou, ou morremos com ele, o mundo.  






POSTAGENS MAIS VISTAS