Seguir o blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

CARNAVAL SEM POVO

História é história.
A história não morre, pelo contrário. A história reflete o passado e para nos guiarmos no presente é preciso história. Por isso, viva.
A história não se modifica, a história é um recipiente no qual guardam-se todos os acontecimentos de uma pessoa, de uma coisa, de uma cidade, de um estado, de um país...
Como convidado participei, como entrevistador, de várias edições do programa Roda Viva (TV Cultura, canal 2).
Em fevereiro de 1994 eu e Zuza Homem de Mello (1933-2020) e outros colegas jornalistas, navegantes da história, entrevistamos dona Zica (1913-2003), a última companheira de um dos mais importantes compositores do Brasil, Cartola (Angenor de Oliveira, 1908-1980).
Sob a batuta do querido Jorge Escosteguy (1946-1996), dona Zica falou e falou e falou tantas coisas interessantes sobre ontem e sobre hoje. Falou, por exemplo, sobre o Carnaval sem povo.
Dona Zica também falou dos velhos Carnavais, dos bicheiros, das escolas virando empresas e tal e tal e tal. Revelou-se até uma grande saudosista.
Meu amigo, minha amiga, você quer ouvir uma coisa bonita?
Clique:


CARNAVAL DA PANDEMIA

Este é o 2º ano seguido sem Carnaval oficial no Brasil. Isso porém não quer dizer que em 2021 e, agora em 2022, não tenha havido Carnaval. O Carnaval da Elite é o Carnaval da avenida, dos salões, de portas fechadas, com as orgias dionisíacas. Pois é, enquanto isso o povo fica em casa sem direito sequer a pular num bloco.

Amanhã falarei de blocos.

EU E MEUS BOTÕES (14)

Boa tarde pessoal!, fui chegando e assim dizendo aos meus botões que pareciam muito quietos em suas casas. Casas vizinhas, tipo parede e meia. Mané foi o primeiro a dizer "boa tarde".
Mané parece ser, sabe, o tipo quieto que não desperta a atenção de ninguém. Mas é dos bons.
Jão e Zé perguntaram, quase em uníssono: "Tudo bem com o sinhô?".
Claro que nada está nem comigo nem com o mundo que pensa, pois o mundo que pensa anda preocupadíssimo com a irracionalidade explicitada pelo presidente russo. O mundo corre perigo.
Ouvi no rádio agora pouco, começou Zilidoro, "que a Ucrânia acaba de assinar oficialmente um documento no qual expõe, ardentemente, o desejo de integrar-se à OTAN".
"Eu sabia! Eu sabia!", exultou Mané lembrando a sua rápida intervenção sobre a OTAN, no nosso último encontro.
A coisa tá feia, eu disse a todos.
A ouvir o que eu disse, Lampa olhou-me com aquele olhar enigmático. Disse: "Eu vou juntar meu pessoal lá de Pernambuco e, juntos, vamo dar uma liçãozinha chamado Pute, Pótin, Puntin... sei lá, mas do meu punházin, ele não escapa".
Barrixa e Zoião acharam graça na fala manhosa e perigosa de Lampa.
Quieto como estava, quietinho Biu falou: "Né nada não, mas eu gostaria de saber é como anda o Carnaval. O sinhô gosta de Carnaval?".
Eu disse que gosto do Carnaval, que gosto do que é bom brincar.
"E por que o sinhô não fala de Carnaval pra gente, agora?".
E aí, claro, eu tive que dizer alguma coisa. E disse, perguntando: Vocês querem, mesmo, que eu fale de Carnaval? 
Como se tivessem combinado, falaram ao mesmo tempo: "SIIIIIIIMMMMM!!!".
Então tá, minha gente. Leiam, daqui a pouco o Blog do Assis Angelo.

POSTAGENS MAIS VISTAS