Seguir o blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

PENEIRA & SONHADOR, 20 ANOS

Com um pandeiro na mão e milhões de versos querendo ganhar vida e rumo, Peneira (Manuel Elias) e Sonhador (Cícero Onório) há anos cruzam a pé as ruas mais movimentadas da Cidade de são Paulo embolando e embolando temas do cotidiano, para gáudio de quem com eles se defronta.
Quem embola versos é embolador ou tirador de coco.
Peneira e Sonhador são grandes emboladores.
Peneira é Pernambucano e seu parceiro Alagoano.
Os dois são verdadeiros artistas do encantado mundo da cultura popular.
Eles já participaram de vários programas de rádio e televisão (acima comigo em entrevista a Arnaldo Duran, da tv record), e de filmes como Saudade do Futuro, de produção Franco Brasileira, baseado num dos meus livros (A Presença dos Cordelistas e Cantadores Repentistas em São Paulo; Editora Ibrasa, 1986).
Peneira e Sonhador, enquanto tiram coco à base de pandeiros,  oferecem ao público um CD reunindo um punhado de emboladas (ao lado). Simples, porém mal gravado e ditado por razões óbvias como a falta de grana, o CD 20 Sucessos merece ser ouvido por todo mundo.
O CD 20 sucessos, que comemora os vinte anos de existência da dupla,  abre com as faixas Desafio com Cajú e Castanha e segue com Prosa de Rua, Minha vida de Menino e Fartura na minha terra, entre outras.
As duas últimas faixas, A Mulher trabalhadeira e a mulher preguiçosa e Sogra boa e sogra ruim, tratam exatamente do que o amigo aí está entendendo, só que de forma muito bem humorada. Aliás, o disco é todo assim: Cheio de graça.
Se vocês encontrarem a dupla por aí, o que não é difícil, cheguem perto e aplaudam e levem o disco.
Viva Peneira e Sonhador!

MOCINHA DE PASSIRA
Em cinco horas Téo Azevedo produziu um novo CD da poeta-repentista Mocinha de Passira, dessa vez com a também repentista Luzivan Matias. O disco será lançado em janeiro de 2015.
Téo Azevedo, ganhador do Grammy Latino de 2013 e também do Prêmio de Música Popular Brasileira edição 2013, é possivelmente o produtor com o maior número de títulos musicais produzidos  até hoje no Brasil.
Não nos será surpresa se Téo Azevedo entrar no Guinnes Book como o maior produtor musical do mundo. Ah, sim! Amanhã Mocinha de Passira e Luzivan Matias estarão cantando e tocando viola em Guararema, SP, a convite do brincante Waldeck de Garanhuns. Estaremos lá.

POSTAGENS MAIS VISTAS