Seguir o blog

sábado, 3 de outubro de 2020

PETROBRÁS E MÚSICA POPULAR

 Foi no dia 03 de outubro de 1953 que o presidente da República, Getúlio Vargas, assinou o Decreto Lei n° 2004 criando a Petrobrás.

Em 1959 o pernambucano Luiz Gonzaga gravou e lançou ao mercado a Marcha da Petrobrás, dele em parceria com Nélson Barbalho e Joaquim Augusto, acompanhado da Orquestra Zaccarias. Belíssima. Atenção ao naipe de sopros. Ouça:

Antes de a Petrobrás ser criada, o governo já andava as voltas com a descoberta e extração do petróleo, chamado de "ouro negro".

Foi já no Estado Novo e no começo da segunda Grande Guerra que descobriu-se o primeiro poço de petróleo em nossas águas. No caso, no bairro de Lobato, Salvador, BA.Eufórico, Getúlio pronunciou a frase famosa: "o petróleo é nosso"!

A lei que ele promulgaria em 1953 garantia ao País todos os direitos de extração e comercialização do petróleo. E assim foi até que em FHC assinou documento quebrando o monopólio da nossa principal Estatal.

E assim a coisa vai. 

O atual governo tem demonstrado em vender a Petrobrás aos estrangeiros. Enquanto não consegue, ele desinveste na empresa.

Bolsonaro está doidinho pra entregar a Petrobrás ao Trump, mas não vai conseguir.

Petrobrás é petróleo, petróleo e gasolina etc. 

O primeiro país a lucrar com extração de petróleo foi os EUA. Estado Pensilvânia. Ano 1859.

Os primeiros automóveis surgiram uns 30 anos depois na Alemanha, França. Movidos a gasolina.

O primeiro automóvel a desembarcar no Brasil, no Porto de Santos, SP, tinha por proprietário Alberto Santos Dumont (1873-1932). Isso bem no começo dos anos 1891.Ele morava no bairro paulistano de Campos Elíseos. Era um Peugeot de 2 cinlindros, 3 ou 4 cavalos. A gasolina, claro.

No Rio de Janeiro o primeiro cidadão a importar um automóvel foi o jornalista abolucionista José do Patrocínio. Corria o ano de 1897.

Patrocínio era amigo do poeta parnaziano Olavo Bilac (1865-1918).

Por que falo do poeta?

Patrocínio não sabia dirigir e Bilac também não. Mas Patrocínio confiou a chave ao poeta e incentivou que acelerasse o calhambeque. E foi foram os dois voando a 4 km/h. E olhe lá. De repente, tã, tã, tã...tinha uma árvore no meio do caminho. Os dois escaparam. O carro, não.

Atenção, a quem interessar possa: fora Luiz Gonzaga, ninguém até hoje gravou Marcha da Petrobrás.

https://www.youtube.com/watch?v=1i_buqQeJcI

 

NAS ONDAS DO RÁDIO (5)

Existem mais de 3000 emissoras de rádio no Brasil. Bem mais. Três vezes isso. As AM's estão migrando para Dial FM.
Eu sempre gostei de rádio.
O que primeiro me chamou a atenção naquela caixinha meio esquisita foi a voz de não sei quem saindo de lá.
Eu tinha por lá, sei lá, uns três anos. Calça curta, suspensório e pululante como todo moleque. Enxerido que só!
Fui crescendo, fui crescendo, e o rádio me chamando a atenção. Eu não tinha nem 20 anos quando virei locutor da rádio Correio da Paraíba, na capital João Pessoa.
Em São Paulo apresentei programas na extinta Atual, Mulher, Capital, Jovem Pan, Trianon.
Na rádio Mulher, que existia lá para as bandas de Santo Amaro, apresentei um programa ao lado do jornalista Simón Widman e Cacilda Lanuza (1930 - 2018), atriz muito conhecida à época. Foi ela, que me lembre, a primeira pessoa a hastear a bandeira do meio ambiente, hoje tão em moda.
Cacilda partiu sem dizer um aí e sem que dela dissessem qualquer coisa, pra mim, foi heroína.
Na Capital AM 1040 apresentei SP Capital Nordeste, que permaneceu no ar durante quase sete anos. Um sucesso danado, nas noites de sábados. Ao vivo. Com muita gente bonita tocando, cantando etc. Para lembrar.
No post abaixo, o amigo leitor ou leitora, pode se deliciar com as falas de Claudia, Pery Ribeiro, Mocinha de Passira, a filha e neta de Lampião, o estudioso do cangaço Antonio Amaury, Inezita Barroso, Caçulinha, Klévisson Viana, Zé Ramalho. Legal esse programa. Clique:


E sobre o programa, leia: https://anovademocracia.com.br/component/content/article?id=1352:sao-paulo-capital-nordeste


POSTAGENS MAIS VISTAS