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sábado, 3 de outubro de 2020

PETROBRÁS E MÚSICA POPULAR

 Foi no dia 03 de outubro de 1953 que o presidente da República, Getúlio Vargas, assinou o Decreto Lei n° 2004 criando a Petrobrás.

Em 1959 o pernambucano Luiz Gonzaga gravou e lançou ao mercado a Marcha da Petrobrás, dele em parceria com Nélson Barbalho e Joaquim Augusto, acompanhado da Orquestra Zaccarias. Belíssima. Atenção ao naipe de sopros. Ouça:

Antes de a Petrobrás ser criada, o governo já andava as voltas com a descoberta e extração do petróleo, chamado de "ouro negro".

Foi já no Estado Novo e no começo da segunda Grande Guerra que descobriu-se o primeiro poço de petróleo em nossas águas. No caso, no bairro de Lobato, Salvador, BA.Eufórico, Getúlio pronunciou a frase famosa: "o petróleo é nosso"!

A lei que ele promulgaria em 1953 garantia ao País todos os direitos de extração e comercialização do petróleo. E assim foi até que em FHC assinou documento quebrando o monopólio da nossa principal Estatal.

E assim a coisa vai. 

O atual governo tem demonstrado em vender a Petrobrás aos estrangeiros. Enquanto não consegue, ele desinveste na empresa.

Bolsonaro está doidinho pra entregar a Petrobrás ao Trump, mas não vai conseguir.

Petrobrás é petróleo, petróleo e gasolina etc. 

O primeiro país a lucrar com extração de petróleo foi os EUA. Estado Pensilvânia. Ano 1859.

Os primeiros automóveis surgiram uns 30 anos depois na Alemanha, França. Movidos a gasolina.

O primeiro automóvel a desembarcar no Brasil, no Porto de Santos, SP, tinha por proprietário Alberto Santos Dumont (1873-1932). Isso bem no começo dos anos 1891.Ele morava no bairro paulistano de Campos Elíseos. Era um Peugeot de 2 cinlindros, 3 ou 4 cavalos. A gasolina, claro.

No Rio de Janeiro o primeiro cidadão a importar um automóvel foi o jornalista abolucionista José do Patrocínio. Corria o ano de 1897.

Patrocínio era amigo do poeta parnaziano Olavo Bilac (1865-1918).

Por que falo do poeta?

Patrocínio não sabia dirigir e Bilac também não. Mas Patrocínio confiou a chave ao poeta e incentivou que acelerasse o calhambeque. E foi foram os dois voando a 4 km/h. E olhe lá. De repente, tã, tã, tã...tinha uma árvore no meio do caminho. Os dois escaparam. O carro, não.

Atenção, a quem interessar possa: fora Luiz Gonzaga, ninguém até hoje gravou Marcha da Petrobrás.

https://www.youtube.com/watch?v=1i_buqQeJcI

 

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