Seguir o blog

domingo, 21 de agosto de 2022

JÔ É TEMA DE EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO

Filho único de um paraibano (Orlando) com uma carioca (Mercedes), José Eugênio Soares marcaria a vida cultural brasileira como jornalista, humorista, ator e diretor de teatro (e de cinema), ilustrador dos seus próprios textos para o Pasquim, Veja e outras publicações; apresentador de Talk Show primeiramente no SBT e depois na Globo e, nos últimos anos, até como romancista.
De tudo ou de quase tudo esse José foi e fez, com o pseudônimo de Jô Soares.
Estudou na Suíça e aprendeu a falar e a escrever com fluência meia dúzia de línguas. A ideia inicial era seguir a carreira diplomática, mas a tempo desviou-se do caminho e tornou-se um craque completo no campo da cultura, a partir dos anos de 1950.
Jô gravou alguns discos e escreveu alguns livros, sendo O Xangô de Baker Street (Companhia da Letras; 1995) o mais conhecido, até porque chegou a ser traduzido em várias línguas e virou filme em 2001. Entre os LPs que lançou, se acha o de conteúdo engraçado: A B… E Outras Estórias.
Jô Soares era uma graça.
Para contar de modo bem humorado a história desse intelectual e artista, dezenas de cartunistas se juntaram e puseram de pé no Shopping Center 3 (Av. Paulista, SP) a exposição Um BeiJÔ no Gordo, sob a batuta do presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, José Alberto Lovetro (JAL).
“Jô Soares merece todas as homenagens possíveis por sua importância para o Brasil e seu povo. Os cartunistas brasileiros não poderiam ficar de fora porque o humorista adorava o desenho e também desenhava. No Pasquim publicava textos e ilustrava. Depois virou também pintor. Esta exposição é de seus companheiros de humor gráfico que colocam no papel aquele sorriso maroto, aquela piscadinha especial e o fantástico beijo do Gordo”, é JAL falando.
Jô Soares morreu no último dia 5 de agosto. E nesse mesmo dia JAL mobilizou mais de uma centena de cartunistas para uma homenagem virtual levada à vante pelo pelo G1.
A exposição Um BeiJÔ no Gordo foi inaugurada no último dia 12 e poderá ser apreciada até o próximo dia 28. 
 
Ilustrações de: Paffaro, Gilmar Fraga, Francisco Machado, JAL, Afonso Carlos Fernandes, Manga e Maurício de Sousa (Clique para ver melhor)

Os cartunistas participantes da exposição um BeiJÔ no Gordo, são: Afonso Carlos Fernandes, André Brown, André Camargo, Alex, Alisson Affonso, Armando Marcos, Antonio Claudio D. Teixeira; Baptistão, Bixigão, Bira Dantas, Brum; Camilo Riani, Carol Cospe Fogo, Caó Cruz, Cláudio Atílio; Danilo Scarpa; Fausto Bergocce; Érico San Juan, Edra; Fred, Francisco Machado, Fredson, Floreal; Gilberto Maringoni, Gilmar Fraga, Gilmar, Gisele Henriques, Guilherme Bandeira, Guto Respi; Hippertt; Jal, J.Bosco, Júnior Lópes, Joaquim Monteiro, Jorge Inácio, Jhota Melo; Laudo, Luís; Gustavo; Marcos Guilherme, Manga, Mauricio de Sousa, Olante, Orlando; Ricardo Soares; Seri; Paffaro; Thiago, Toni D'Agostinho, Trilho; Ray Costa.
No dia 28 de novembro de 2016, Jô convidou Maurício de Sousa para o seu programa. Clique: https://globoplay.globo.com/v/5480869/
Com a sua partida, Jô Soares deixou mais de 200 personagens órfãos.


Foto e ilustrações por Flor Maria e Anna da Hora

POSTAGENS MAIS VISTAS