Seguir o blog

quarta-feira, 10 de julho de 2019

JOÕES E PAULOS MORREM TODOS OS DIAS...


A morte de Paulo Henrique Amorim levou-me à lembrança da morte do Paulo Francis.  Amorin morreu aos 77 anos e Francis, aos 67.

Eu conheci Amorin no tempo em que trabalhávamos na Globo.
Eu conheci o Francis no tempo em que trabalhávamos na Folha de SP.
Paulo Henrique Amorin imitava, ou tentava, imitar o jeitão do Francis.
O Francis tinha a postura de um rei, de um ser superior, de um galo diante de uma galinha. Voz poderosa. Os óculos do Francis carregavam a força do seu pensamento.
O Amorin  tentava uma certa simplicidade, que não correspondia com o seu falar, com o seu comportamento. O Francis era o contrário: assumia-se como personagem arrogante da vida cotidiana.
Paulo Henrique uma vez me ligou pedindo-me opinião sobre cultura popular e política. Falei de tudo que rege a vida brasileira. Essa entrevista foi publicada no seu, blog Conversa Afiada.
Paulo Francis, com a arrogância do seu personagem conseguia ser mais natural do que a simpliscidade forjada de Paulo Henrique.
Em outubro de 1996, Francis denunciou a diretoria da Petrobrás por roubalheira. Disse que os diretores tinham 50 ou 60 milhões de dólares depositados em conta sigilosas na Suiça. Mês depois ele recebeu comunicado dos advogados dos denunciados de que estava sendo processado. A defesa da Petrobrás pedia do denunciante 100 milhões dólares por calúnia, etc. Francis desesperou-se. Três meses depois um ataque no coração o levava ao túmulo. Isso, no dia 04 de fevereiro de 1997.
Paulo Henrique Amorim morreu numa madrugada, Paulo Francis também.
PAULO BOMFIM O POETA FOI-SE EMBORA, NO DIA SEGUINTE A IDA DO BOSSANOVISTA JOÃO GILBERTO. PAULO DEIXOU-NOS UMA OBRA POÉTICA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA. ELE FAZIA POESIA COM QUEM BRINDA A ALEGRIA DE ALGUÉM, COMO QUEM RESPIRA, COMO ALGUÉM QUE SEMPRE SOUBE QUE A VIDA É PLUF! O PAULO, CLARO, SEMPRE O ADMIREI. TENHO ALGUNS LIVROS QUE ELE A MIM DEDICOU. CHEGOU A PARTICIPAR DO PROGRAMA QUE EU APRESENTAVA NA RÁDIO CAPITAL. PAULO NÃO MORRUE, PAULO BOMFIM VIVE. AH! IA-ME ESQUECENDO: O POETA PAULO CHEGOU NA GARVAR UM LP MUITO BONITO EM QUE ELE DECLAMA ALGUNS DOS EUS POEMAS. POUCOS SABEM: O ARTISTA MINEIRO TÉO AZEVEDO CHEGOU A MUSICAR DOIS OU TRÊS POEMAS DO PAULO.
Mas para lembrar o poeta assista-o a entrevista na TV Gazeta, no programa Todo Seu:

POSTAGENS MAIS VISTAS