Seguir o blog

quinta-feira, 28 de março de 2024

LICENCIOSIDADE NA CULTURA POPULAR (85)

César, Lucrécia e Rodrigo Bórgia
A corrupção foi uma praga que acompanhou a Igreja desde tempos remotos.
Rodrigo Bórgia (1431-1503), que virou papa pela iniciativa do tio cardeal Alonso, é uma mancha feia que envergonha o Vaticano.
O sobrinho de Alonso, que ganhou o nome papal de Alexandre VI, foi corrupto e assassino. Era vingativo e praticante da esbórnia. Teve amantes e pelo menos nove filhos, entre esses César (1475-1503) e Lucrécia (1480-1519).
César puxou ao pai. Era violento e por isso mesmo temido. Lambuzou-se com a riqueza que tinha à disposição.
Lucrécia não costumava dormir só, tampouco deixava esfriar a cama. Como o pai, teve amantes.
Alonso Bórgia, aquele tio do Rodrigo pra quem foi uma verdadeira mãe, também assumiu a cadeira de papa com o nome Calisto III (1455-1458).
O tema corrupção no Clero se acha também na ficção. No romance, na poesia…
Já que estamos ali pelo século 15, lembro que naquele tempo existiu um papa de nome Pio II (1458-1464). Esse papa entrou na história por razões diversas. Era um cara simples, sabido e observador das minúcias do cotidiano. Lia muito e escrevia coisas com gosto. Algumas impublicáveis.
Em 1444, o futuro papa, Enea Silvio Piccolomini (1405-1464) escreveu e publicou um conto erótico. Título: O Conto Dos Dois Amantes, em que “defendia” o amor adúltero.
Pois, pois.
A literatura em todas ou quase todas as línguas registra muitas passagens de personagens reais e fictícios, envolvidos em tudo quanto é pecado. A tragédia prevalece, ao contrário do chavão “E foram felizes para sempre”.
Moisés e os Dez Mandamentos,
de Rembrandt Harmensz
Os chamados Dez Mandamentos que Moisés apresentou a seu povo no Monte Sinai são desrespeitados o tempo todo. O que diz “Não matarás”, por exemplo. Outro é “Não desejar a mulher do próximo”. Se o próximo não estiver muito próximo… Diria um gaiato, pois correria risco de morte, como indica o 9° Mandamento.
Nem é preciso ir muito longe pra conferir na literatura a presença de figuras da Igreja dando vazão aos prazeres da carne e à corrupção.
A Religiosa, mais do que um romance, é a memória de uma personagem real transformada em ficção, que sofre que nem uma condenada ao fogo do Inferno quando a mãe morre. Diderot foi perfeito na narrativa do texto memorialista da personagem Suzanne.
Suzanne Simonin é a caçula dentre duas irmãs. Fruto, porém, de um pulo de cerca da mãe que o pai só iria desconfiar anos depois. E ficaria puto com isso.
A mãe de Suzanne ajeita a vida das duas filhas mais velhas casando-as e dando materialmente tudo que lhe é possível.
A história se passa no século 18, por aí.
Nessa história cabeludíssima tem corrupção, tortura e abusos cometidos até pela madre superiora.
Suzanne a essa altura tem por ali uns 20 anos de idade. Sofre que nem Cristo pregado na cruz.
Pura, simples, natural e ingênua, embora inteligente, considerava-se incapaz de seguir como opção a vida religiosa. Acreditava, porém, na força divina.
Há um momento no livro de Diderot que freiras tiram sarro da jovem Suzanne e a torturam, levando-a a se lascar num calabouço. Ela pede clemência, rogando aos céus pelas desgraças que lhe acontecem. Em vão.
A caminho do calabouço, lembra:
Conduziram-me, com a cabeça nua e os pés descalços, através dos corredores. Eu gritava e pedia socorro, mas tinham tocado o sino a avisar que ninguém acudisse. Eu invocava o céu e deitava-me para o chão, e arrastavam-me. Quando cheguei ao pé das escadas, tinha os pés ensanguentados e as pernas magoadas; teria comovido uma alma de bronze. Abriram com uma grande chave a porta de um pequeno canto subterrâneo e escuro e atiraram-me para cima de uma esteira meio apodrecida pela umidade. Ali, encontrei um bocado de pão negro e um cântaro de água e mais alguns recipientes necessários e toscos. A esteira, enrolada numa das pontas, formava uma almofada. Num bloco de pedra havia uma caveira e um crucifixo de madeira. O meu primeiro impulso foi destruir-me; levei as mãos à garganta, rasguei a minha roupa com os dentes, dei gritos pavorosos. Uivava como um animal feroz, batia com a cabeça nas paredes e fiquei coberta de sangue. [...]
Diderot começa seu livro reproduzindo cartas da personagem e pessoas que a rodeiam.
Como Eça de Queiroz, Diderot desenvolve o texto tascando o pau no Clero do seu tempo e do tempo da personagem Suzanne.

Foto e reproduções de Flor Maria e Anna da Hora

POSTAGENS MAIS VISTAS