Seguir o blog

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

HOJE É DIA DE NOEL E NÁSSARA. VIVA O SAMBA!

Há coincidências? Não sei, talvez sim, talvez não.
Um fato: o carioca Noel de Medeiros Rosa nasceu 29 dias depois de o seu conterrâneo Antonio Gabriel Nássara. Noel no dia 11 de dezembro de 1910 e Nássara, no dia 12 de novembro de 1909.
Coincidência curiosa ou sei lá o que, a vida os colocaria frente a frente transformando-os em grandes amigos e boêmios, frequentadores dos cabarés da Lapa famosa, também frequentados por Chico Alves, Orlando Silva, Nelson Gonçalves, O Metralha; Madame Satã e tantos e tantos que provocaram brigas por mulheres etc e tal.
Conta a história que o sonho de Noel Rosa era ser desenhista, cartunista como Nássara.
Nássara começou a publicar caricaturas no jornal O Globo em 1927.
Conta-se que um dia Noel seguia em direção à sede do carioca O Globo, quando encontrou um de seus amigos queridos, Di Cavalcanti. e a Di ousou pedir opinião sobre seus desenhos, já que os trazia aos montes numa pasta. Resposta do famoso pintor de mulatas: "Noel, jogue isso fora e continue compondo seus sambas".
Nássara, que tive a alegria de entrevistar, publicou em inúmeros jornais e revistas as suas incríveis caricaturas. Eu mesmo caí um dia num dos seus traços, cujo resultado está aí na parede da sede provisória do Instituto Memória Brasil, IMB.
Aí na parede estão eu e Luiz Gonzaga...
Pouca gente sabe: Nássara foi parceiro musical em pelo menos duas músicas com Noel Rosa, Retiro da Saudade, gravada por Carmem Miranda e Chico Alves; e Que Baixo, registrada em disco por Aracy de Almeida, a intérprete preferida de Noel Rosa.
Você meu amigo, minha amiga, já ouviu falar da polêmica musical entre Noel e Wilson Batista, iniciada em 1933 e finda 3 anos depois?

Em 1956, a Odeon juntou as músicas que geraram a polêmica e as incluiu num disco LP de 10 polegadas. A capa desse disco foi assinada por Nássara.
Nos seus 26 anos e poucos meses de idade, Noel compôs 259 músicas.
Wilson Batista, que morreu em 1968, deixou um legado de 725 composições. Mais do que, por exemplo, o mineiro Ary Barroso.
Pois é, essas são histórias da nossa música, dos nossos mú

sicos, com coincidência ou não.
Ah, ia me esquecendo, em 1942, Luiz Gonzaga, rei do Baião, gravou de Nássara (e Frazão) Nós Queremos uma Valsa.




Luiz Gonzaga nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, há pouco mais de 100 anos.

POSTAGENS MAIS VISTAS