Seguir o blog

segunda-feira, 29 de abril de 2019

O TRIBUNAL DE KAFKA



Houve um tempo em que o Brasil era um grande roçado, cheio de senhores de escravos a mandar e a desmandar no território nacional. O número de escravos diminuiu, mas o de senhores de terra talvez tenha aumentado.
Houve um tempo em que esses referidos senhores mandavam na política. Isso continua. Os “coronéis” mudaram de vestimenta, mas seguem a mandar do mesmo jeito de antes.
As complicações no Brasil e para os brasileiros humildes começaram com a chegada dos invasores.
D. João VI mandou e desmandou, como seu filho Pedro I. Pedro II da mesma linhagem imperial portuguesa, embora nascido no Rio de Janeiro, tinha sensibilidade para as artes e insensibilidade ao que se convencionou chamar “povão”.
O primeiro golpe militar ocorrido no Brasil foi dado em 1889: caiu o Império e surgiu a República, com Deodoro à frente. Deodoro, investido do poder do cargo de presidente, fecha o Congresso e declara estado de sítio. Seu vice e conterrâneo alagoano Floriano Peixoto, bota pra quebrar.  É quando surge e revolta da Armada. Por quê? A Marinha queria direitos e igualdade no soldo com o Exército.
Muita água passou pela Ponte Brasil.
Em 1930, o gaúcho Getúlio Vargas assume o poder depois de um golpe que impediu Júlio Prestes a assumir o cargo de presidente que ganhou pelo voto popular. E o resto é o que segue: queda do mesmo Getúlio, ascensão do Marechal Dutra e tal. Ai vem a renúncia de Jânio, a queda de Jango e os militares no poder, de novo.
Tudo isso pra dizer uma coisa: a censura brava que vivemos parece agora querer ressuscitar, por iniciativa de excelências do STF. O resto está nos jornais. Dá medo, por isso fiquemos atentos aos movimentos palacianos.
Quando um capitão manda num general, sei lá!
No acervo do Instituto Memória Brasil há centenas e centenas de hinos e canções patrióticas em discos, livros, etc. Ai na foto o álbum triplo Aulas de História do Brasil que trata do “achamento” das nossas terras pelos portugueses.
Sugiro a leitura do livro O Processo, de Franz Kafka. Esse livro, um romance, foi lançado em abril de 1925. No mais, clique: http://assisangelo.blogspot.com/2017/04/historia-pra-bopi-dormir.html

POSTAGENS MAIS VISTAS