Seguir o blog

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O SUICÍDIO DO HOMO SAPIENS




Uma desumanidade, é a palavra exata para definir o que ora ocorre no mundo. No Iemen, um inferno negro  localizado na Península Arábica, o diabo alojou-se na forma de fome. São cerca de 250 milhões de almas penitentes, pagando pecados que não cometeram. A maioria dessas almas, vítima da gula capitalista, é constituída por crianças.
A fome e a injustiça se alastram que nem praga, rapidamente, que nem um pavio aceso correndo célere em direção a bombas.
Os jornais do mundo livre estão noticiando essa praga, esse desmazelo, esse horror,  esse fim do mundo.
Entre quatro e sete milhões de anos atrás, o nosso planetinha de berda começou a gerar a vida que em nós resultou.
Os hominídeos surgiram num tempo remoto, difícil, até hoje, de localizar com exatidão. Primeiro eles resultaram nos anglo australopithecus.
Australopithecus palavra de origem latina e grega, criada para identificar gorilas, orangotangos, chipanzés, primatas de quem certamente viemos.
Os australopithecus podem ter alguma coisa a ver com o gênero  homo. O homo erectus, por exemplo, que o tempo trouxe até nós, homo sapiens.
Em tempo mais recente, mas sempre a.C., houve o período que os naturalistas e outros estudiosos da vida, chamam de paleolítico.
O paleolítico é por volta de 3 milhões de anos.
O paleolítico é também chamado da Era da pedra lascada, que foi a Era em que os primeiros homens, começaram a ganhar forma de gente, mesmo. Isso não está na Bíblia. Foi a Era em que os tais começaram a construir instrumentos de caça e pesca, por exemplo, e acenderam o fogo. Foi a Era em que esses tais se deram conta da diferença entre eles e um sapo, uma cobra, um cavalo, uma besta qualquer.
Depois do paleolítico, veio o tempo do neolítico. Esse tempo é tambem conhecido , como o tempo em que nós, do passado, descobrimos o metal e otras cositas mas. E aí vieram as guerras, chacinas, loucuras absolutas.
Naquele tempo de milhões e milhões de anos, ou bilhões, os bichos se viravam como podiam. Andavam sós, segundo os estudiosos, mas descobriram logo que em bandos ou grupos, eram mais fortes e ser forte sempre foi sinônimo de categoria e solidariedade, de respeito mútuo, ao próximo.
O próximo sempre fomos nós, mas estamos perdendo essa compreensão, esse entendimento. E ao perdermos isso, nos perdemos.
O mundo está se acabando por falta de tudo: de compreensão, entendimento, solidariedade, respeito, a fome é consequência disso tudo, dessas desgraças, do individualismo, da hipocrisia, de tudo que não presta. O poder transforma o homem e quase sempre prá pior.
O continente africano foi riquíssimo. O seu subsolo sempre foi rico em tudo quanto se possa pensar, em ouro, pérolas etc.
Foi na Africa que surgiu o mais importante dos australopithecus. Quer dizer: foi na África foi que surgiu o homem tal como é hoje.  
Estamos nos acabando a partir do berço onde nascemos.
Há uns meses o grande cartunista Fausto iniciou uma série, neste blog, a que intitulamos de Pré-história. Nessa série Fausto conta com graça, mas sem rigor histórico, a origem do homo sapiens.Isso vai virar livro.
Não faz tempo, a cientista social diletante Dilma Roussef descobriu e anunciou ao mundo, para surpresa geral, a mulher sapiens. Clique:



BRINCANDO COM A HISTÓRIA (54)






POSTAGENS MAIS VISTAS