Seguir o blog

sábado, 10 de março de 2018

SEBASTIÃO MARINHO, 70

Sebastião Marinho e Assis,  no Centro Cultural Santo Amaro
Setenta anos de vida, 50 como repentista da poesia, 40 como morador da cidade paulistana e 30 como
fundador da União dos Cantadores Repentistas e Apologistas do Nordeste- UCRAN, estou falando do paraibano, meu amigo, de Solânea, Sebastião Marinho.
Sebastião é um dos maiores profissionais da viola repentista. Meio urutu, meio  urutal, meio brucutu, tipo machão demais, tipo nordestino da Idade Média, num sabe?
Pois bem, Sebastião hoje é setentão. Ele aniversaria e nós ganhamos o presente: sua voz e viola repentintas.
Sebastião Marinho começou a cantar e a improvisar ao som de viola em 1968. Foi amigo, e continua amigo de Ivanildo Vila Nova, Oliveira de Panelas, Valdir Teles, Andorinha, seu mais frequente parceiro, Dedé Laurentino, Mocinha de Passira e tantos e tantas. E dentre as cantadoras, ele fisgou a inspiradíssima conterrânea  Lusivan Matias, mãe da linda Carolina(ao lado, mulher e filha).

Sebastião Marinho e sua mulher, a repentista Lusivan; e a pequena Carolina, filha de ambos.

Adorei estar com Carolina e sua mãe Lusivan batendo palmas para esse que é um dos maiores repentista do País (acima). Foi ontem 9, No Teatro Leopoldo Froes, do Centro Cultural  Santo Amaro. Na ocasião tive a alegria de reencontrar artistas populares de grande importância como a xilogravurista Nireuda, Fatel,Luiz Wilson,  Pedro Monteiro e  Moreira de Acopiara.

TELEFONE
Em 1876 os EUA comemoravam seu primeiro centenário de independência. Nosso Dom Pedro II estava lá, pois fora chamado para participar das comemorações. O lugar era Filadelfia. E a coisa legal que se possa  lembrar é que inaugurava-se ali o telefone. De um lado Dom Pedro tinha um negócio na orelha e do outro lado,Graham  Bell. Segundo a história, Bell falava algo sobre Shakespeare. Do outro lado, o  nosso Imperador, incrédulo, exclamava: "isso fala!".Isso gerou o dia do telefone, que é hoje. A propósito, a primeira música composta e gravada no Brasil que trata do assunto data de 1917.



Ouça:


POSTAGENS MAIS VISTAS