Seguir o blog

domingo, 24 de junho de 2018

HOJE É DIA DE SÃO JOÃO, MAS CADÊ A FESTA?

Os colonizadores portugueses trouxeram ao Brasil coisas boas e coisas não boas.
Os colonizadores portugueses trouxeram ao Brasil, por exemplo, uma pá de folguedos folclóricos.Dividiram conosco boa parte de suas tradições, como folia de reis, o repentismo (desgarrada), etc. Isso é coisa boa.
Os colonizadores portugueses trouxeram ao Brasil a Coroa na cabeça de D.João VI, até aí tudo bem. Trouxeram também a decisão de explorar e matar nossos índios. Isso foi um horror!
Da tradição portuguesa são as festas joaninas ou juninas.
No período junino, a tradição nos enche a barriga com canjica, pamonha, milho verde, etc.
Dos franceses, herdamos o que passou-se a chamar aqui quadrilha junina,  e o palavreado engraçado que nos faz rir, como "anarriê".
Dos chineses, herdamos o foguetório que ilumina o espaço nas noites de Antonio, João e Pedro.
Eram muito bonitas as festas joaninas do meu tempo. Um tempo recente diga-se de passagem.
Nos tempos lá de trás, dos anos 1950 até recentemente, eram bom demais brincarmos o São João com fogueiras, paus de sebo, quadrilhas, fogueiras, etc. Mas isso acabou.
Os inocentes balões que acendiam nossa mente e coração foram substituídos por balões que ameaçam, provocam incêndio, ferem e matam. Eu e Téo Azevedo chegamos até a compor uma marchinha sobre isso. Ouça:


O São João até recentemente, era comemorado de Norte a Sul do País.
No Nordeste,aqui e acolá, ainda pode ser encher a bariga com pratos da culinária própria e até dançar uma quadrilhazinha promovida pelas paróquias, mas isso mais no sertão, no interiorzão do Brasil, pois nas capitais a música junina foi substituída pelas tranqueiras sertanojas.
Música para São João, Santo Antonio e São Pedro, começaram a ser compostas a partir do final dos anos de 1920.
Em 1934, o carioca Mário Reis pôs sua voz no samba que segue. Ouça:

Em 1935 entre outras músicas, foram lançadas ao mercado discos com Aracy de Almeida e Chico Alves cantando essas pérolas, no estilo marcha.Ouça:




Embora muitos artistas da música brasileira tenham gravado músicas para o período junino, Luiz Gonzaga foi o que mais ganhou atenção e relevo. Ele mesmo costumava dizer que, além de Rei do Baião, era também o rei da marchinha junina...para lembrá-lo:





POSTAGENS MAIS VISTAS