Seguir o blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

O BRASIL ESQUECE SEUS FILHOS. VIVA EUCLIDES DA CUNHA!

O Brasil tem por hábito esquecer o Brasil. Pena. Mas enquanto o Brasil esquece o Brasil, alguns brasileiros não esquecem o Brasil.
O fluminense de Cantagalo Euclides da Cunha foi um dos mais importantes brasileiros, do século 19 e até hoje.
É de Euclides a obra-prima Os Sertões, o primeiro e mais importante livro escrito por um jornalista. Sim, Euclides foi jornalista. Dos bons. E como escritor, excepcional. Claro que a Academia Brasileira de Letras, ABL, o levou para assumir uma de suas cadeiras. Como se não bastasse, Euclides foi bacharel em Matemática e em Ciências Naturais.
Em agosto de 1986, Euclides foi mandado pelo jornal O Estado de S.Paulo para cobrir a Guerra de Canudos.
Canudos é uma região que fica no sertão da Bahia.
A guerra de Canudos começou no dia 7 de novembro de 1896. Terminou no dia 5 de outubro do ano seguinte. O líder dessa guerra, cujo o Exército era formado por miseráveis nordestinos, morreu no dia 22 de setembro de 1897. Semanas antes do fim da guerra, que deixou cerca de 30 mil mortos.
Em qualquer levantamento que se faça sobre os livros mais importantes do Brasil, na área de história real, Os Sertões aparece como um dos primeiros.
Em 2002 eu participei de um livro chamado O Clarim e a Oração. Da Geração Editorial. Esse livro começa com um texto do saudoso Ariano Suassuna e segue com um texto deste imodesto escriba, dizendo coisas de fundamentais importâncias para a compreensão da nossa história. Ali falo, não sei em quantas páginas, da presença do cantador repentista nas fileiras do exército que foi a Canudos acabar com tudo.
Quem acabou com tudo, em Canudos, foi o primeiro presidente civil do Brasil: Prudente de Morais.
É história.
O jornalista e escritor Euclides da Cunha foi assassinado em 1909 pelo amante da sua mulher, Dilermando Cândido de Assis (1888-1951).
Euclydes Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu no dia 20 de janeiro de 1866.
O tema Canudos continua em voga, até hoje.
Em 1997, o selo CPC-Umes lançou um belíssimo e histórico CD intitulado Canudos. Uma joia, com o cantor e compositor baiano Gereba. Ouça:


POSTAGENS MAIS VISTAS