Seguir o blog

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

QUEM LER MAIS, SABE MAIS. VIVA EUCLIDES!

Hoje, exatamente, 150 anos que um dos mais preparados intelectuais brasileiros deu o ar da sua graça neste nosso mundinho besta e explosivo. Eu falo de Euclides da Cunha.
Carioca de Catagalo, Euclides é o autor de um dos livros mais importantes do Brasil: Os Sertões. Esse livro foi escrito no interior de São Paulo e lançado em 1902.
Os Sertões trata do massacre à comunidade de Canudos, no interior da Bahia. Esse massacre, ocorreu na virada do século 19 e resultou em cerca de 25 mil mortos entre soldados do brioso Exército Brasileiro e os miseráveis seguidores dos cearense Antonio Conselheiro.
Pois é, hoje faz 150 anos que Euclides da Cunha nasceu. E a respeito nada ouço nem no rádio, nem na televisão. Só ouço noticias de roubalheira e de outros males da vida do nosso judiado País.
Acho que foi o escritor paulista Monteiro Lobato quem disse: Quem ler mais, sabe mais.

Um comentário:

jccortinovis disse...

Caro Assis um forte abraço parabéns pelas palavras sobre São Paulo , que está tão judiada !!! Confesso : Tenho vontade de ir embora , mas nasci no bairro do Belém morei 35 anos no Bairro do Tatuapé masi precisamente no Parque São Jorge ; não dá pra deixar essa Terra .
José CArlos Cortinovis

POSTAGENS MAIS VISTAS