Seguir o blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

CANA BRABA PRA QUEM NÃO PRESTA

Nunca vi em tempo algum, o Brasil viver momentos tão difíceis como agora.
Nunca, em tempo algum, um magote de aloprados saiu às ruas armados de pedaço de pau e ferro, decidido a por abaixo a Capital do Brasil, Brasília. Um horror!
O que se viu domingo 8 em Brasília foi um ensaio malamanhado de uma hora do fim do mundo. Muito quebra-quebra, correria, gritos e covardia. Eram aloprados em estado de selvageria destruindo tudo em nome do seu guru, Bolsonaro.
Os prejuízos de toda ordem ainda estão sendo levantados.
Pelo menos 2 mil criminosos bolsonaristas, radicais ao extremo, caíram nas mãos da polícia e estão submetidos à interrogação. Por que fizeram o que fizeram?
O mundo todo tomou conhecimento da selvageria ocorrida no último domingo, no Brasil. Os principais líderes mundiais enviaram mensagens de solidariedade e apoio à democracia brasileira.
Há pouco acompanhei coletiva de imprensa do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, que respondeu a todas as perguntas que lhe foram feitas por jornalistas estrangeiros. Não fugiu de nenhuma pergunta e cada pergunta respondeu natural e didaticamente. Gostei.
Além do quebra-quebra provocado pelos truculentos seguidores de Bolsonaro, pelo menos 12 jornalistas registraram boletim de ocorrência na delegacia de polícia. As queixas foram de assalto à agressão e ameaças físicas.
No rigor da lei, aplique-se cana braba para os felasdaputa que quebraram a calma do Brasil no domingo que passou.
 
NÃO HÁ E NUNCA MAIS HAVERÁ CLIMA PARA GOLPE MILITAR NO BRASIL!

Representante do mal 
Da dor e da maldade 
Inimigo do bem comum 
Avesso à fraternidade 
Bolsonaro prende muito 
Mas não prende a liberdade

Repórter cobre tudo 
Cobre guerra e eleição 
Operação tapa-buraco 
Virada de caminhão 
Discurso de papagaio 
Assalto e corrupção 

Nunca fura a pauta 
E faz tudo sempre legal 
Está em todo canto 
Num parque, num hospital 
Num trem, num bar, num barco 
Como se fosse normal
(Trecho do folheto Jornalismo e Liberdade/ Nos Tempos de Pandemia, de Assis Angelo)

TODOS PELA DEMOCRACIA!

Eu preciso reler ou alguém pode ler pra mim O Dicionário do Palavrão, de Mario Souto Maior. Esse é um livro que reúne palavras de baixo calão pra ser usadas na forma de desabafo quando a gente perde a linha e tal. Sim estou puto!
Os caras que destruíram ontem 8 boa parte do Brasil, em Brasília, são todos uns felasdaputa! Não dá pra chamá-los de beócios. São escrotos mesmo!
Não, não foi um terremoto provocado pela natureza. Foi um terremoto provocado por  bolsonaristas radicais e covardes, violentos e ignorantes no sentido lato termo. 
A corja, vândalos ou seja lá o que for, criminosos, deixaram atrás de si um rastro de destruição só comparável a cenário de guerra como Rússia × Ucrânia. 
Triste o cenário deixado pelos feladasputas seguidores "raízes" do também não menos feladaputa que atende pelo nome de sei lá o quê!
A ira dos aloprados bolsonaristas recaiu inclusive em obras de arte. 
O quadro Mulatas, do carioca Di Cavalcanti, tombou com seis facadas.
A escultura bailarina de Brecheret, foi simplesmente roubada.
Um relógio do século 17 ou 18, presenteado ao imperador D. João VI, foi pisoteado, quebrado, destruído. Só existiam dois exemplares desse relógio. Um na França e o outro no Brasil. 
Os fanáticos bolsonaristas têm que pagar por tudo que fizeram. Pagar em grana pelos prejuízos sofridos pela nação e com pena a cumprir na prisão. Tudo dentro da lei, naturalmente. 
É preciso descobrir quem está por detrás disso tudo. 
É preciso saber quem bancou os aloprados, kamikazes de Bolsonaro. 
Quem são os empresários que apostaram num golpe para derrubar Lula?
A democracia brasileira está ferida, mas não morta.
 

A PAZ EM PAUTA. VIVA A PAZ! (2, FINAL)

Em 1937 o pintor Pablo Picasso (1881-1973) criou um quadro cujas imagens retratam os horrores da guerra espanhola (1936-1939): Guernica.
Entre 1952 e 1956 o pintor paulista de Brodósqui Cândido Portinari (1914-1962) gerou a obra-prima Guerra e Paz. Essa obra foi doada à Organização das Nações Unidas, ONU.
É também de Portinari o quadro Retirantes. Nesse quadro o artista registra a fome na cara de miseráveis.
Mais de 800 milhões de pessoas passam fome hoje no mundo.
No Brasil, atualmente, 100 milhões de pessoas sobrevivem em insegurança alimentar. Mais de 30 milhões desse total passam fome, mesmo.
Na sua posse como presidente do Brasil pela terceira vez, no último dia 1°, Luís Inácio Lula da Silva prometeu acabar com a fome no Brasil e conclamou os brasileiros e brasileiras a unirem-se no amor e não no ódio.
O livro de Tolstói continua sendo lido em quase todas as línguas. E já foi à tela várias vezes. E a impressão que fica é: da mesma maneira que se quer a paz, os poderosos querem a guerra.
A Rússia perdeu e ganhou com a invasão de Bonaparte, no começo do século 19.
A Alemanha perdeu completamente a Segunda Grande Guerra.
Putin está perdendo o que chama de operação especial na Ucrânia. Isso é grave tanto para os ucranianos, quanto para os russos. As consequências são gravíssimas para a humanidade.
Tolstói chegou a se corresponder por carta com Gandhi. Ambos se identificavam na luta pela paz.
O famoso quadro de Portinari tem sido reproduzido em todo canto. Depois de restaurado, foi mostrado ao grande público em cidades como Rio e São Paulo. Carlos Drummond fez um belíssimo poema sobre a obra. Ele mesmo o declama. Confira: A MÃO

LEIA MAIS: 20 DIAS QUE SACUDIRAM O BRASIL (1)

LEIA TAMBÉM

Há 30 anos, Fernando Collor de Mello era apeado da presidência sob acusação de corrupção. Foi impichado. Perdeu os direitos políticos por 8 anos, mas passado o tempo voltou à política, hoje é deputado pelo estado de Alagoas. Para lembrar, clique: AINDA 20 ANO QUE SACUDIRAM O BRASIL

Foto de Flor Maria.
Ilustrações de Fausto Bergocce

POSTAGENS MAIS VISTAS