Seguir o blog

domingo, 18 de outubro de 2020

ESQUERDA, DIREITA... VOLVER!

Dia desse peguei o telefone perguntei a Vandré, que mora no Rio, como ele se classificaria politicamente: se de esquerda ou de direita. "Nem uma coisa nem outra", respondeu ironicamente,
depois de uma risadinha.
Não é fácil definir-se politica ou ideologicamente no Brasil.
São 33 partidos com representação no Congresso, atualmente. Fora esses, há mais 73 partidos à espera de aprovação pelo TSE.
O Brasil é um país com uma área territorial superior a 8,5 milhões km2, 26 Estados e um Distrito Federal e uma população de mais de 200 milhões de habitantes, com 14 milhões de profissionais desempregados. É certo que muita gente não sabe a definição ou significado de "esquerda" e "direita".
Esquerda é a ideologia que reconhece e aspira a igualdade social. A direita é o contrário. Mais: acha ainda que desgraça e pobreza são coisas naturais.
Radicalismo de esquerda pretende que a sociedade curve-se ao Estado. A mesma coisa acha a extrema direita, em nome da Pátria.
Difícil, não é?
Mas política é uma coisa que contagia muita gente. Quem entra na política dela não deseja mais sair. É assim. Difícil é saber quem é de um lado e de outro, politicamente, ideologicamente.
Isso tudo sem falar nos discursos vazios que ouvimos antes, durante e depois das campanhas.
Há horrores inomináveis no campo minado da política.
Meu amigo, minha amiga, tenha paciência e ligue o rádio ou televisão e acompanhe o blá blá blá dos candidatos a vereador ou a prefeito. A constatação é simples: eles não têm, na grande maioria, proposta alguma a apresentar. Fora isso, há ainda o bang bang verbal entre eles, que sobra pra nós.
Pois é, o Vandré parece que tem razão.


POVO HUMILHADO

O Brasil continua sofrendo muito, nas mãos dos poderosos. Em todos os sentidos. A partir, mesmo, das empresas operadoras de telefonia. Em menos de meia-hora, o sinal do celular que uso para ditar meus textos caiu 19 vezes. Dizer mais o que, hein! É um horror ou não é? Por que os políticos não resolvem essa parada?

EM QUARENTENA

O programa Paiaiá em Quarentena recebe daqui a pouco o historiador e ficcionista Darlan Zurc. O apresentador do programa, Carlos Sílvio, diz estar ansioso para fazer um milhão e meio de perguntas ao Zurc, que está preparando lançamento de uma nova obra. O título é segredo. Tomara que Sílvio consiga extrair o título tão bem guardado. O encontro de ambos, virtualmente, ocorrerá às 20h30.
Acompanhe no Instagram @cspaiaia.

POSTAGENS MAIS VISTAS