Seguir o blog

terça-feira, 17 de novembro de 2015

ESTÃO ESQUECENDO MARIANA...


No Brasil há peculiaridades que nos assustam. Há 12 dias, por exemplo, ocorreu em Bento Rodrigues – distrito de Mariana, MG -, o mais destruidor desastre ambiental do mundo solidificado pela irresponsabilidade dos administradores da mineradora Samarco (Vale e BHP). E vejam vocês, esse terrível “acidente” já está praticamente esquecido. E, claro, isso não pode acontecer.

Mas é assim mesmo no Brasil. Aqui um escândalo faz o anterior rapidamente ser esquecido. No caso, a série de ataques terroristas em solo francês ( https://www.facebook.com/assis.angelo.9/videos/903825809698559/?pnref=storytem contribuído para o esquecimento da tragédia de Mariana e redondeza. “Redondeza?”, me
cutuca aqui ao lado a coleguinha Carla Figlia, “até o Espírito Santo, passando pelo mar”, diz ela. E não é brincadeira isso. É tragédia incomparável. Uma tragédia calculada em 62 milhões de metros cúbicos de lama tóxica passando sobre distritos e cidades mineiras e alcançando, 800 quilômetros depois, parte do território capixaba onde um rio inteiro, o Doce, foi totalmente encoberto pelos rejeitos da Samarco. Sem falar nas perdas humanas que, cá pra nós, acho que estão sendo minimizadas.

Enquanto isso, os ratos que estão sendo identificados pela Lava Jato...


Vocês viram o que eu ouvi?
Tiros na esperança
Mar de lama em Mariana
Mar de sangue na França

Vocês ouviram o que eu vi?
Os mortos de Mariana
Pedindo Justiça e Paz
E Igualdade humana

Isso até parece pouco
E pouco de fato é
Mas isso é incentivo
Pra quem caiu ficar de pé

Cair e depois ficar de pé
É arte pra João Teimoso
Que o tempo todo se equilibra
Entre o real e o fabuloso


TRAGÉDIAS E TRAGÉDIAS

O mundo é uma tragédia, nós sabemos disso. Dá pra comparar a tragédia em Mariana e a tragédia em Paris?

Pela ótica mais exata, não dá. Tragédias são tragédias, ponto. Pensando nisso, pois outra coisa não faço há tempo, gerei os versos acima, mas não gerei o título. Aceito sugestões. 




POSTAGENS MAIS VISTAS