Seguir o blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

ARI LOBO MORREU NO DIA DO FOLCLORE



Ari Lobo com “i” ou com “y” (ai ao lado) foi o nortista mais nordestino que já houve na música popular brasileira.
Ele nasceu no dia 14 de agosto de 1930 e um enfarto o levou à Eternidade quando tinha 50 anos de idade, no dia internacional do folclore: 22 de agosto. Era de Belém do Pará e de batismo Gabriel Eusébio dos Santos Lobo. Foi compositor e intérprete de suas músicas e de músicas de outros autores. Seu primeiro grande sucesso foi o rojão Eu Vou Pra Lua, dele e de Luiz de França, gravada nos estúdios da RCA Victor no dia 28 de junho de 1960. Deixou uma obra expressiva e a sua voz em vários discos de 78 RPM e LPs. Iniciou a carreira profissional num programa de calouros de rádio da sua terra. Ao lado do amigo baiano Gordurinha (Waldeck Artur de Macedo), emplacou músicas que ficaram para sempre na história: Prece para um homem sem Deus, Súplica Cearense, Vendedor de Caranguejo, Pedido a Padre Cícero. Entre os seus parceiros se acham Edgar Ferreira, Rosil Cavalcanti e João Silva e outros craques do Nordeste. As duas primeiras músicas que gravou no dia 7 de outubro de 1958 trazia Sentinela do Mar (Alventino Cavalcanti/ Hilton Simões) e Forró do cabo Gato (Barbosa da Silva/ José Pereira)
No Acervo do Instituto Memória Brasil, IMB, se acha boa parte da obra de Ari Lobo.

VIVA VANIRA!

A sabedoria popular nos ensina que à retaguarda de um grande homem sempre há uma grande mulher. Prova disso é Vanira, que viveu com Audálio Dantas até o ultimo momento que Deus permitiu. Audálio foi um grande jornalista, um grande cidadão brasileiro nascido nas quenturas das Alagoas. Vanira é uma grande brasileira cheia de graça e talento. Ela aniversariou ontem e, linda, está aos poucos adentrando à casa dos sessentinha. Eu já estou saindo dessa casa. Mês que vem completarei meia sete. Essa casa é boa, mas essa é outra história.
Vanira Kunc convocou familiares e amigos e amigas para um bora fora a pretesto de mais um ano na sua vida. Foi sábado 17, num ambiente maravilhoso fincado logo ali no bairro da Lapa paulistana. Batendo palmas efusivamente lá estavam Edu Ribeiro, Woile Guimarães, Zé Hamilton Ribeiro e as meninas Mariana e sua mana Juliana, entre tantas e tantas outras pessoas maravilhosas (olha o registro ai, gente!). Há! Ia-me esquecendo: Além de cachacinhas da boa, cerveja, etc, boa música saída dos violões de Chico Neto e Ibis Maceioh ouviu-se no correr de toda a tarde. Tarde que varou a noite.
Vanira vê se aniversaria mais vezes este ano pra que se repitam festas como a de sábado.

HUMOR DE PIRACICABA


Inaugurado no último dia 10, o 46º Salão Internacional de Humor (Piracicaba-SP) está, como sempre, fazendo o maior sucesso do mundo. A propósito: este ano o Salão recebeu cerca de 2700 trabalhos de artistas do traço bem humorado. Foram selecionados 450 desses trabalhos. O Oriente Médio foi a região que mandou mais representantes. Irã, Iraque e Turquia, além da Síria, mandaram excepcionais representantes. Trump e o presidente brasileiro foram muito caricaturados.  O chargista paulista Fausto diz que a tarefa de seleção das obras foi duríssima. Fausto, além de um dos selecionadores desse salão, é também um dos grandes homenageados. Nas mostras paralelas, destaque para o Irã e a Argentina. O grande nome lembrado foi o Mestre Sábat, que morreu no dia 2 de outubro de 2018. Os 50 anos de surgimento de O Pasquim também foram lembrado.  Confira o 46º Salão de Humor  nas fotos ai.


POSTAGENS MAIS VISTAS