Seguir o blog

segunda-feira, 16 de maio de 2022

TÉO AZEVEDO GANHA MÚSICA DE PRESENTE

 
A dupla Caju & Castanha em estúdio
O mineiro Téo Azevedo é cantor, compositor, violeiro, repentista, cordelista, pesquisador da cultura popular da sua terra desde a metade dos anos de 1960.
A sua primeira gravação como cantor ocorreu em 1965. Por ali. Título: Deus te Salve Casa Santa, obra de origem portuguesa e por ele adaptada e readaptada depois por outro mineiro, Tavinho Moura, e gravada por Milton Nascimento sob o título de Calix Bento.
A primeira gravação de Téo saiu em 78rpm. De lá pra cá, Téo Azevedo produziu milhares de discos e pelo menos 2.500 composições de sua autoria e parceiros. "É isso, mas ainda vou compor muito e produzir muito, pois vontade tenho pra isso", diz.
Como pesquisador da cultura popular, Téo já publicou dúzia e meia de livros. O mais novo intitula-se Léxico Catrumano. Nesse livro, que tem cerca de 500 páginas, ele reúne uma grande quantidade de palavras e expressões comuns na língua do povo e, a maioria, não conhecida nos grandes centros.
Um pouco da sua história Téo Azevedo contou ontem 15 ao cantor, compositor e apresentador de rádio Luiz Wilson, na rádio Imprensa (FM 102,5). 
Eu estive presente, junto com o cantor da boa música Cacá Lopes.
E porque estive lá?
Assis Angelo, Téo Azevedo, Cacá Lopes
e Luiz Wilson na Rádio Imprensa

Participamos do programa Pintando o 7, ao vivo, para lançar um arrasta pé que fizemos com Cacá e Luiz Wilson. Presente antecipado dos seus 80 anos.
A produção deste arrasta pé, letra minha, foi feita pela cantora Fatel que reuniu os cantores Costa Senna, Tiziu do Araripe, Dantas do Forró, Tio Joca, Carneiro do Acordeon, Caju & Castanha, Anastácia e Glórya Rios (foto acima). O arranjo musical coube ao craque Olivinho do Acordeon.
De Téo Azevedo, Fatel já gravou várias músicas em discos pela extinta Copacabana.
Resolvi, com isso, prestar uma homenagem a um artista muito singular da nossa música popular. Escrevi o texto em 1ª pessoa, o que justifica o título: Eu Sou Téo Azevedo. Ouça:

POSTAGENS MAIS VISTAS