Seguir o blog

quinta-feira, 22 de junho de 2017

CHEGAR AOS OITENTA É VIVER...

Na foto três amigos: Anderson Gonzaga, Assis e Beto Jr.
A televisão chegou ao Brasil em 1952, por iniciativa do meu conterrâneo Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello (1892-1968). Foi em setembro e eu tinha 2 anos de idade. Ele fundou o maior e mais importante, até hoje, Império da Indústria da Informação. A Globo veio depois.
O teatro, no Brasil, surge na tevê pelas mãos do Chateau. E a novela também.
Eu tenho amigos e amigas que adoram novelas.
A televisão engorda, você sabia disso?
Mas não é sobre isso que eu quero, hoje, dizer coisas.
Chateau morreu com 75 anos de idade. Viver faz um bem danado. Meu Deus, por que as pessoas têm medo da idade e a negam quando chegam lá?
Inezita Barroso, minha querida amiga, achava muita graça quando as suas amigas negavam a idade que tinham. A rainha do Baião Carmélia Alves, também. Gargalhavam a cada mentira que ouviam das suas amiga. "Por que mentir a idade?" perguntava rindo, gargalhando, Inezita Barroso.
Grande Inezita!
Grande Carmélia Alves!
Deus do céu, como é bom viver. E viver muito, mais ainda!
Hoje o querido Hermeto Paschoal completou 81 anos de idade. Ele é lá das bandas de Olho d'Água, Alagoas.
Nessa casa dos 80 já estão o baiano Tom Zé e o potiguar José Cortez. Ah! e também o paraibano Geraldo Pedrosa de Araújo Dias, que meio mundo e meio conhece pelo pseudônimo Geraldo Vandré.
É claro, não chegarei lá. Oitenta anos é uma casa de privilegiados.
Noel Rosa, o cantor e compositor carioca, morreu com 26 anos, quatro meses, três semanas e dois dias, ou três, por aí. Deixou uma obra incrível, sabemos; todos sabemos.
Machado de Assis, carioca como Noel, foi para a eternidade muito cedo. Ele nasceu em 1839 e foi-se embora em 1908, deixando uma obra irreparável, completa, insuperável.
A idade, como se vê, não é tão importante assim.
Noel morreu com 26 anos e Oscar Niemeyer, um mestre do cálculo, foi-se com mais de cem. E produzindo.
A idade, meus amigos e amigas, é uma questão de raciocínio lógico e produção, de amor e beleza, de reconhecimento e entendimento da vida, da natureza.
Estamos em 2017.
Pois bem, neste ano de 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, revela através dos seus estudos que há quase 4 milhões de cidadãos na casa dos 80 anos de idade. Morando nessa casa e convidando a todos nós a conhecer essa casa.
Viva Hermeto, Cortez, Vandré, Tom Zé...!

ANIVERSARIANTES

Estou muito bem. Sinto-me bem praticando o exercício de preservar o corpo com saúde e vida. Estou quase todos os dias me mexendo em instrumentos necessários na CIA LIFE. Ali eu tenho dois anjos da guarda: Beto Jr e Gonzaga. Não, não são só dois anjos da guarda que eu tenho na Academia CIA LIFE. Meus anjos da guarda são todos que lá estão comigo brincando, conversando, rindo, gargalhando, cantando, dizendo vivas à vida! O Beto Jr. completou hoje 36 anos de idade. Gonzaga, 36 anos domingo que passou. Viver faz um bem danado, mas para isso é preciso que gostemos de nós e dos outros, das pessoas que estão à nossa volta. Se eu fosse você, meu amigo, minha amiga, iria estar conosco na Academia CIA LIFE. Ontem foi o dia mundial do aperto de mão e é muito bom apertar a mão de pessoas queridas e abraçar pessoas queridas. Em 1941, o gaúcho Nelson Gonçalves iniciou a carreira artística gravando o belíssimo samba Sinto-me bem, ouça:




BRINCANDO COM A HISTÓRIA (30)



POSTAGENS MAIS VISTAS