Seguir o blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

PRA PENSAR: A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Outro dia ouvi no rádio que o bambambã da Rússia, Putin oferecia todo o seu apoio a Maduro. Isso fez-me lembrar do belíssimo enredo desenvolvido por George Orwell, no seu famoso livro A Revolução dos Bichos. Obra prima. 
Orwell desenvolveu a trama do livro inspirado nas loucuras de Stalin.
É muitíssimo atual e ponto de reflexão a Revolução dos Bichos. Começa com Major, um velho porco muito respeitado por seus pares, dizendo que tivera um sonho e que esse sonho ele queria compatilhar com todos. Major morre e Bola de Neve, outro porco sensato e respeitado, o substitui. Mas logo depois Bola de Neve é posto pra correr por outro porco, Napoleão.
Napoleão é a cara de Stalin.
Napoleão tem um assessor tipo carrapato, Garganta.
No final, não vou contar o final, há um momento que não dá pra deixar de comparar com o que ocorreu na Conferencia de Teerã, reunindo representantes das três grandes potências envolvidas na II Grande Guerra: Stalin (URSS), Churchill (Reino Unido) e Roosevelt (USA).
E onde ficam Trotsky e Lênin em Revolução dos Bichos?
O livro é fantástico, fabuloso. Aliás é uma fábula que todos devem ler. Detalhe: Até hoje esse livro não foi traduzido na Rússia, nem na China, nem na Coreia do Norte e na Venezuela, acho que não.
George Orwell morreu no dia 21 de janeiro de 1950. Sua obra não.

CORDEL ENCANTADO

Hoje, 21, faz uma semana que a Plim Plim repõe na sua programação o folhetim Cordel Encantado. Belíssimo. A primeira vez que esse folhetim foi ao ar foi em 2011. Na ocasião o Globo Ruim fez uma bela reportagem sobre literatura de coral. Confira:


PAIAIA E SÃO PAULO PARA TODOS

A vida é coisa maravilhosa.
A Tv Cultura, de São Paulo, costuma trazer programa e entrevistados importantíssimos. É a melhor TV. Às vezes pisa aqui, às vezes pisa acolá. Mas isso é bom para provocar o tico e teco que há em nós.
O historiador José Ramos Tinhorão chega sempre a mim, as sextas-feiras, reclamando que está com uma dor aqui e ali.
Velhice foi o tema do programa Roda Viva da segunda 14 passada. Confira:
http://tvcultura.com.br/playlists/46_roda-viva-ultimos-programas.html

PAIAIÁ

Depois de quase um ano voltei ao programa Paiaiá.
O Paiaiá é um programa apresentado pelo Paiaiaense Carlos Sílvio, que vai ao ar todos os sábados, ao meio-dia, na Rádio Web Conectados (www.radioconectados.com.br). O cabra é bom.
O programa Paiaiá, da Conectados, é um programa que fala de jovens e velhos, de meninos e meninas, de ricos e pobres, e talentos em geral...

Dessa vez falei sobre os 465 anos que São Paulo a completar na próxima sexta-feira. Falei de Inezita, Paulo Vanzolini, Alberto Marino, Zica Bergami,Osvaldinho da Cuica, Tom Zé e outros grandes que cantaram São Paulo. Até eu andei fazendo isso, junto com Jarbas Mariz.
Clique a assista a entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=hxuMwA1DKEA



Rapaziada do Brás originalmente é uma valsa-choro de autoria de Marino feita em 1917 sem letra. A letra veio depois, em 1965, quando Marino Jr. letrou a música do pai para Carlos Galhardo gravar. Ouça:



POSTAGENS MAIS VISTAS