Seguir o blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

EU E MEUS BOTÕES (59)

O compositor Paquito
Cumprimentei todo mundo, como sempre faço aqui. Vocês que me leem, sabem disso. "E nós também, claro", interrompeu Barrica.
Bom, pessoal, cadê o Lamp...?
Nem bem acabei de falar o nome desse meu querido botão, eis que o próprio entra trocando as pernas e ao dizer "Bom dia" acrescentou um "Ick!". Na mão direita uma garrafa de Cinzano. "O que é isso, Lampa?", perguntou com estranheza o botão Jão.
Lampa, cabisbaixo, deseducadamente soltou um arroto e sentou-se cambaleante num tamborete. Quase cai. Quebrando o silêncio, disse com a voz engrolada: "É Carnaval!".
Zilidoro levantou-se após dizer "hmmm".
"Seu Assis, já é Carnaval em vários pontos do Brasil. Na Bahia inclusive. Aproveitando a deixa, pergunto se o Sr. sabe quem foi Paquito e o que ele fez para o Carnaval".
Está me testando é? Bom, começo dizendo que Paquito recebeu o nome na pia batismal de Francisco da Silva Fárrea Júnior. Nasceu no Rio no dia 9 de fevereiro de 1915 e morreu novo em 1975. Não sei de quê, mas deixou algumas coisas bonitas como as marchinhas Bigorrilho e Boi da Cara Preta, essa última gravada pelo paraibano Jackson do Pandeiro em 1956.
Lá do canto, no tamborete onde se achava, Lampa entrou na conversa dizendo que Paquito também compôs a marcha Daqui Não Saio. E tentou cantar, enrolando a língua: "Daqui não saio... Daqui ninguém me tira... Onde é que vou morar... O senhor tem paciência de esperar...". 
Todos voltaram os olhos a Lampa, que pra si próprio bateu palmas.
Achei graça e lembrei que era próprio do Paquito fazer letras sobre as dificuldades enfrentadas pelo povo do subúrbio carioca. Também é dele, por exemplo, Tomara que Chova.
"Essa aí eu sei de trás pra frente", gabou-se Biu e sem pedir licença já foi cantando: "De promessa eu ando cheio/Quando eu conto a minha vida/Ninguém quer acreditar/Trabalho não me cansa/O que cansa é pensar/Que lá em casa não tem água/Nem pra cozinhar".
Muito bem pessoal, gostei!
"Seu Assis, a gente vai sair num bloco. Quem inventou esse bloco foi o Mané. Quer ir com a gente?", disse Zoião, já em clima de samba.
O insuspeito Zé, que chegou atrasado e quieto num canto ficou, abriu a boca pra lembrar que hoje, 9 de fevereiro, faz 120 anos do nascimento do mineiro Ary Barroso. "Opa! Como pude me esquecer disso?", confirmou surpreso Zilidoro.
E o Jão de repente lembra que hoje também é o Dia do Frevo, olha só!
Pra encerrar, Barrica perguntou a Zilidoro se ele lembrava que hoje é o primeiro Carnaval sem a presença na telinha da Globo da repórter Glória Maria. Disse que sim e que até recebeu um desenho muito bonito do cartunista Fausto. "Sou amigo do Fausto há muito tempo e eu sei, seu Assis, que ele é também seu amigo. Ele pediu pra lhe mostrar o desenho que ele mandou".
Muito bem, muito bem! Vamos então compartilhar com nossos leitores o desenho do querido Fausto. Ei-lo:

POSTAGENS MAIS VISTAS