Seguir o blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

NA ONDA DO BOI, A VACA VAI PRO BREJO

O que é que tem a ver o trio Parada Dura com Michel Temer e Vaquejada? Pouco antes de eu perder a luz dos meus olhos, escrevi um texto sobre as origens dos trios musicais no Brasil. Data da segunda metade da primeira década do século passado os primeiros registros de gravação em disco de 78 Rpm, pelo extinto selo Phoenix .
Outro dia acharam, numa das prateleiras do Instituto Memória Brasil, IMB, um livro autografado por um deputado chamado Michel Temer. O autógrafo trazia o meu nome e eu trabalhava na Plin Plin.
O que é que tem a ver o trio...
Há poucos dias acompanhei um debate danado sobre a proibição ou não das festas de Vaquejada Nordeste afora.
A Vaquejada tem o seu similar nos Rodeios, que se espalharam que nem uma praga por aí afora. Barretos, SP, transformou-se em pouco tempo, numa espécie de Meca do gênero.
Eu sou contra Vaquejadas e Rodeios, da mesma maneira que muita gente é contra as Touradas de Espanha. Lá as Touradas foram proibidas, aqui as festas de Vaquejada e Rodeios continuam livres. Azar dos bois.
Chega de sangue, não é mesmo?
A Vaquejada tal como todos nós conhecemos, que é uma brincadeira de mau gosto, enche os bolsos de muita gente. Nessa brincadeira, quem paga o pato é o boi. E é coisa antiga.
Eu ainda era menino quando se falava muito em Vaquejada, e assisti a algumas. Mas naquele tempo a coisa não era tão profissional como é hoje.
No último fim de semana, o ministro Marcelo não sei o que, da Cultura, pediu as contas alegando estar sendo pressionado, sufocado; puxado pelo rabo, melhor dizendo. O seu algoz, ele berrou depois aos jornais, foi um ser de chifres fortes nascido na Bahia.
O que é que tem...
Nestes tempos bicudos,  e de mugidos diversos, a vaca vai pro Brejo.
O trio Parada Dura tem tudo a ver com Temer, se incluídos Padilha e Gedel. O Temer, como esses dois seus grandes aliados, não é de dar tiro no escuro. E como bom costureiro ele vai costurando, costurando...
Ah! Não me lembro de ter lido o livro de que falo lá em cima.
O trio Parada Dura nasceu no começo dos anos 70, por iniciativa do sanfoneiro Mangabinha. Temer  nasceu em 1940, na terra do caipira Cornélio Pires...



POSTAGENS MAIS VISTAS