Seguir o blog

quarta-feira, 5 de abril de 2023

LUIZ GAMA VIRA PRÊMIO DE DIREITOS HUMANOS

Clique para ler
 Todo mundo sabe e se não sabe deveria saber que Lula, presidente do Brasil pela terceira vez, tem seu pensamento e ações voltados a valorização das pessoas e dos direitos humanos. Muita coisa já fez, nesse sentido. E continua fazendo.
No último dia 3 o Diário Oficial da União, DOU, revogou a Ordem do Mérito Princesa Isabel, criado pelo governo anterior. No seu lugar foi criado o Prêmio Luiz Gama, que "será dado a cada dois anos a pessoas físicas ou jurídicas de direito privado cujos trabalhos ou ações mereçam destaque especial nas áreas de promoção e de defesa dos direitos humanos no País".
Isabel, de batismo Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon e Bragança, feita princesa pelo pai Pedro II, foi quem assinou a Lei Áurea "libertando" pessoas escravizadas até o dia 13 de maio de 1888. Essas pessoas, porém, ganharam a rua e nada mais. Quer dizer, o que a princesa fez ficou muito aquém do necessário.
Jornais da época, como o Gazeta de Notícias (acima), deram destaque ao ato da princesa no Paço Imperial, no Rio, naquele distante 13 de maio.
A luta pela dignidade humana levada à cabo pelos abolicionistas de primeira hora, como Luiz Gama e José do Patrocínio, não ficou só na assinatura formal da princesa. Foi além e como tal, continua.
O jornalista e poeta Luiz Gama dedicou sua vida a essa luta. Portanto a iniciativa de Lula é bem vinda.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, só neste ano mais de 1.127 brasileiros foram libertos de trabalhos análogos à escravidão só neste 1º trimestre.

POSTAGENS MAIS VISTAS