Seguir o blog

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

MANOEL DORNELES, UM CRAQUE DO JORNALISMO

 
O jornalista paulista de Divinolândia Manoel Dorneles Rodrigues é pai de Vitor e companheiro da jornalista paulistana, Silvana.
Divinolândia é uma cidade que fica a 285km da capital de São Paulo. Faz limite com São José do Rio Pardo, Caconde, São Sebastião da Grama e Poços de Caldas. Sua população, segundo IBGE, é de pouco mais de 11.000 habitantes.
"A minha cidade é linda, é maravilhosa. A minha cidade tem vida, a minha cidade tem alma. A minha cidade é de café, é de batata, é de cebola e tudo mais que faz bem a vida", derrete-se em elogios a seu berço o divinolandense Manoel Dorneles; Dorneles, para os íntimos.
Dorneles é uma figura incrível do universo humano.
Eu trabalhei com Dorneles nos anos 70, na Agência Folha. Meus companheiros, e dele, foram pessoas do naipe de Hely Vanini, Hipólito Oshiro, Celsinho, Leivinha, Ancelmo, Zanfra, Ubirajara, Valmir Salaro e tantos e tantos. 
Quantas lembranças!
Essas e outras lembranças vieram à tona quando Dorneles bateu a porta dizendo que estava com saudade. E eu também. E nos abraçamos. Eu com já 3 doses tomadas no muque e ele, também.
Nascido em Divinolândia, como já dito, Dorneles conquistou diploma de jornalista em Mogi das Cruzes, SP. Fez pós-graduação na Casper Líbero e não demorou muito, viramos amigos.
Dorneles bateu a minha porta, ontem 17. Fiquei feliz. Ficamos.
E conversamos, e conversamos e conversamos sobre tudo e um pouco mais. Até o corno Bolsonaro entrou na nossa conversa, rapidinho, mas entrou. Peste!
Eu e Dorneles, como os nomes acima citados, fizemos reportagens de tudo quanto é coisa, de política à polícia.
Eu levei porradas a dar com o pau, se é que me entendem.
Andei por muitos jornais, revistas, rádios e TVs.
Dorneles preferiu o jornalismo escrito, no papel. Preto no branco.
Dorneles foi editor de jornais e revistas, incluindo Meio & Mensagem e Kalunga.
Da Kalunga, Dorneles foi editor durante duas décadas. A propósito, dele mereci a ocupação de várias páginas na referida revista, à guisa de entrevista. Confira:

VOCÊ JÁ CONHECE O INSTITUTO MEMÓRIA BRASIL? Confira: Instituto Memória Brasil

JORNALISTA & CIA
Você conhece o Jornalista & Cia? Assine: J&CIA Edição 1334

HOJE É DIA DE FAUSTO!


Natural de uma pequena cidade do interior paulista, Reginópolis, Fausto Bergocce tornou-se com o tempo um dos mais respeitados e aplaudidos chargistas do Brasil.
A carreira profissional, Fausto iniciou em 1972, no jornal Diário de Guarulhos.
O primeiro trabalho de próprio punho que publicou tinha o Cosmos como inspiração.
Simples, de uma tranquilidade franciscana, Fausto trabalhou na Folha de S.Paulo, Diário Popular e até na TV Cultura.
No currículo deste artista acham-se 14 livros, reunindo parte pequena e significativa de tudo quanto publicou na imprensa brasileira.
O mais recente livro de Fausto intitula-se Pré-Histórias. Uma obra-prima, diga-se de passagem.
Fausto, talentosíssimo, é um arguto observador da vida cotidiana e da natureza.
Sem exagero, afirmo que Fausto é uma marca importantíssima da nossa imprensa. Crítico, lírico e mais das vezes feroz. Seu traço é um traço marcante, como marcante são os traços de Picasso, Brennand, Millôr e Miguel dos Santos. A propósito, ele diz dos mestres que o influenciaram: “Marcaram a minha vida profissional Jaguar, Ziraldo e Millôr no Brasil. O estrangeiro com quem mais mostro identificação é Saul Steinberg”.
Este texto foi publicado originalmente
no newsletter
Jornalistas&Cia

No correr da vida, Fausto já conheceu centenas de municípios brasileiros e duas dezenas de países mundo afora como França, EUA, Itália, Bélgica, Inglaterra… Depois de estrear no Diário de Guarulhos, Fausto passou a ocupar páginas e páginas de jornais e revistas no Brasil.
Ele ilustrou muitos textos meus no Folhetim, no Pasquim e revistas da Editora 3.
Fausto é mágico.
Filho de seu Antônio e dona Maria, Fausto é o 3º dentre os 6 irmãos. Mas só ele deu para as artes, no caso o cartoon e a charge.
Fausto Bergocce nasceu no dia 18 de novembro de 1952.
Esse cara é uma graça, literalmente falando e escrevendo. Um talento incrível.
Conversar com Fausto é aprender um pouco mais sobre a história do Brasil e sobre boa parte do mundo. É isso, viva Fausto!
Ah! Ia-me esquecendo: ele tem um monte de histórias em quadrinhos animadas...

JOSÉ XAVIER CORTÊZ

Hoje 18 é um dia pra ser lembrado não só pelo aniversário do cartunista fausto, mas também por ser o dia de aniversário do editor potiguar José Xavier Cortêz. Saudade. Leia mais: 

POSTAGENS MAIS VISTAS