Seguir o blog

quinta-feira, 30 de abril de 2020

ESTÁDIO DO PACAEMBU, 80 ANOS




Muita gente importante escapou da chamada gripe espanhola, que devastou o Brasil no correr de três meses e dias entre 1918 e 1919. Entre eles poetas e romancistas, como Olavo Bilac, Nelson Rodrigues e Pedro Nava. Nelson e Pedro deixaram depoimentos impressionantes sobre aquela gripe.
Aquela pandemia, que chegou ao Brasil na primeira quinzena de setembro de 1918, ceifou aqui pelo menos 300 mil pessoas. O epicentro foi o Rio de Janeiro.
Escaparam daquela praga políticos como Getulio Vargas, Adhemar de Barros e Prestes Maia, e violeiros como Raul Torres e Florêncio.
Raul e Florêncio formaram uma dupla muito importante. Eles começaram a tocar juntos em 1942. Dois anos antes, Raul lançou um disco de 78 rpm com Flausino. Esse disco tinha duas músicas, uma das quais até hoje é uma raridade: Moda do Estádio do Pacaembu, de Ari Machado.
O estádio foi inaugurado em 27/4/1940, depois de um ano e meio de construção. Participaram da cerimônia o então presidente Getulio Vargas, o interventor de São Paulo Adhemar de Barros e o prefeito paulistano Prestes Maia.
O Pacaembu foi o primeiro mais importante estádio de futebol da América do Sul.
Transferido à iniciativa privada em setembro de 2019, o gigante Pacaembu é agora um hospital de campanha para atender às vítimas da Covid-19, praga provocada pelo novo coronavírus.
A história da música brasileira registra todos os principais fatos do dia a dia. Exemplo é o que acaba de ser escrito.
Dizem que na internet há de tudo o que se pode imaginar. Mentira. O disco aqui mostrado só existe no acervo do Instituto Memória Brasil (IMB), assim como outras raridades. Mas na internet é possível ouvir um trechinho da Moda do Estádio do Pacaembu:



POSTAGENS MAIS VISTAS