Seguir o blog

quarta-feira, 23 de julho de 2014

O SERTÃO PERDEU SEU CAVALEIRO

O Brasil, um país tão incrivelmente maravilhoso e ao mesmo tempo tão eternamente judiado pela maioria dos políticos com poder de decisão, está perdendo os seus filhos mais importantes. Só nos últimos dias, três deles, membros da Academia Brasileira de Letras, ABL, de importância intelectual e humanística inquestionáveis: Ivan Junqueira, João Ubaldo Ribeiro e, agora, há coisa de hora e pouco, o menestrel paraibano Ariano Suassuna, autor de obras-primas baseadas na cultura de cordel, como O Auto da Compadecida, e glorificado nacional e internacionalmente, embora jamais tenha posto os pés fora do Brasil.
O Brasil está de luto, mas viva a cultura popular!
Viva Ariano Suassuna!
O que o levou para sempre deste mundo foi uma parada cardíaca covarde, provocada por hipertensão intracraniana.
Ele foi pai seis vezes e deixou 15 netos.

UM ANO SEM DOMINGUINHOS

Dominguinhos na capa do seu primeiro LP, em  1964
O poeta e romancista paraibano Ariano Suassuna foi o grande homenageado este ano do bloco carnavalesco Galo da Madrugada, de Recife.
Clique:
http://globotv.globo.com/rede-globo/netv-2a-edicao/v/ariano-suassuna-homenageado-do-galo-da-madrugada-vai-participar-do-desfile-do-bloco/3098943/ 
Ariano está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Real Português da capital pernambucana, desde a noite da última segunda-feira. O seu estado de saúde é grave. Ele tem 87 anos de idade.
Torçamos para que ele saia dessa situação e volte a nos enriquecer com a sua sabedoria.

DOMINGUINHOS
Hoje faz um ano que o Brasil tomou conhecimento da morte do instrumentista e compositor pernambucano Dominguinhos, de batismo José Domingos de Morais, aos 72 anos. Ele estava internado há vários meses; primeiro no Hospital Santa Joana, de Recife, onde deu entrada após uma apresentação em Exu em homenagem à memória do rei do baião, Luiz Gonzaga. Dominguinhos morreu no Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, bem na Hora do Angelus, também chamada de Toque das Ave-Marias – meio-dia ou às 18 horas. Essa hora é marcada por preces e orações para lembrar a Anunciação do anjo Gabriel a Maria, sobre a concepção de Cristo.
Para lembrar a data, missas serão celebradas em várias igrejas País afora. Em São Paulo, na Sé, logo mais ao meio-dia, por iniciativa da compositora e cantora Anastácia.


ALESSANDRO AZEVEDO
Da safra de 68, o paraibano de Puxinanã Alessandro Azevedo está recebendo parabéns por seus 46 anos de idade completados hoje. Alê, como o chamam os amigos, é ator profissional envolvido com as causas da cultura popular. Há 16 anos ele fundou a Cia. Raso da Catarina - hoje, Associação –, que reúne artistas de rua e promove eventos culturais. Um de seus últimos projetos é São João do
Brasil, desenvolvido em parceria com o Instituto Memória Brasil, IMB. A primeira edição desse projeto ocorreu ano passado no Vale do Anhangabaú (registro ao lado). A segunda este ano, no Parque Jardim da Luz (abaixo).
Alessandro Azevedo concorre às próximas eleições ao cargo de Deputado Estadual por São Paulo (nº 13000), pelo Partido dos Trabalhadores.
Saiba um pouco sobre o Raso da Catarina, clicando: 

POSTAGENS MAIS VISTAS