Seguir o blog

sexta-feira, 4 de março de 2022

EU E MEUS BOTÕES (16)

"Os russos acabam de assumir o controle da maior usina nuclear do mundo", disse em tom sério o quase sempre quieto Mané.
Com ar professoral, Zilidoro não deixou passar em brancas nuvens a frase dita por Mané. "O problema, antes interno, agora está tomando formas perigosas".
Confesso aos meus botões e a quem nos lê que anos preocupadíssimo com o que ouço no rádio e vejo na TV, a respeito da guerra declarada por Putin à Ucrânia. "O sinhô não lê jornais e revistas, chefe?", perguntou entre sisudo e irônico o velho Lampa sempre agarrado com o seu punhal.
"É pessoal, tudo indica que logo em breve teremos que prestar contas ao Pai Eterno", disse um tanto conformado, em tom de predição, o cearense Jão.
Mudando de assunto, Barrica deu um cutucão em Biu fazendo ele soltar um palavrão. Barrica riu e disse que enquanto todos estavam preocupados com a Rússia, esquecíamos de que, aqui mesmo no Brasil, violências incomuns estavam sendo praticadas contra os nossos índios. "O presidente de vocês aí é quem mais está incentivando a invasão de terras indígenas, em nome de um suposto progresso para o nosso País".
Vocês estão muito politizados, arrisquei. "E não era pra estarmos?", responderam em uníssono Zé e Zoião. Enfático, Zoião acrescentou: "Enquanto esse coisa presidente estiver mandando com sua caneta Bic, estaremos todos lascados e o Brasil no mais profundo dos buracos".
"Chega!", falou Zilidoro antes de pegar o boné e fechar a porta de casa.
Pois é, amanhã é outro dia.

POSTAGENS MAIS VISTAS