Seguir o blog

sábado, 31 de julho de 2021

NOSSA LÍNGUA, NOSSA ALMA

 Depois de quase seis anos em obra, o museu da Língua Portuguesa volta a ser reinaugurado.

A solenidade de reinauguração ocorreu hoje e amanhã 1° será aberto à população. O museu da Língua Portuguesa, instalado no complexo da Estação da Luz, SP, foi engolido pelo fogo na madrugada de 1° de dezembro de 2015.

O incêndio engoliu tudo, incluindo um bombeiro que lutava contra as chamas.


É de grande importância esse museu. Ele conta a história da nossa língua e de línguas que influenciaram a língua portuguesa.

Convidados, os ex-presidentes FHC e Michel Temer compareceram e falaram a respeito da nossa língua. Lula e Dilma declinaram do convite. Bolsonaro, preferiu brincar de motociclista no interior de São Paulo.

Nove países falam português, entre os quais Angola e Moçambique, que herdamos de Portugal.

Eu estive na solenidade de entrega da área onde se acha o museu. À época eu estava à frente da assessoria de imprensa do Metropolitano. 

Também estive na reinauguração do museu, mas não estive hoje na sua reinauguração.

O Brasil está de parabéns por ter uma museu tão importante.

No calendário oficial de comemorações, há um dia especial para lembrarmos a importância da língua que falamos, 5 de maio.


BARONCELLI, UM CRAQUE DA TECNOLOGIA

O radialista baiano Carlos Sílvio continua emplacando boas entrevistas no programa Paiaiá na Conectados, feitas ao vivo pela internet. Leia-se Youtube.

Durante a Pandemia que ora maltrata a humanidade Sílvio já entrevistou mais de 260 personagens, muitos das quais do meio cultural e jornalístico. Seu entrevistado mais recente foi o jornalista paulistano Wilson Baroncelli.

Baroncelli, editor executivo do news latter Jornalista & Cia, falou de sua vida pessoal e da sua vida profissional. Disse, por exemplo, que a tecnologia veio pra botar de ponta cabeça o jornalismo mundial. E que nesse área se considera um craque. Lembrou também dos grandes jornalistas como Zuenir Ventura, Jânio de Freitas e José Hamilton Ribeiro, "um exemplo de jornalista". Ressaltou a importância de Samuel Wainer (1910-1980) e Audálio Dantas(1929-2018).  Disse que nasceu no bairro da Bela Vista e, antes do jornalismo, chegou até a trabalhar em instituições bancárias.

Foi uma bela entrevista.

Confira:


FILIPE OLIVEIRA
Daqui a pouco o radialista Carlos Sílvio  entrevistará o jornalista Filipe Oliveira, paulistano de 37 anos. 
Filipe, deficiente visual, falará da sua experiência profissional no jornal Folha de São Paulo, onde mantém a coluna Haja Vista.
Se eu fosse você, não perderia essa entrevista.
No ar, ao vivo, às 20h30.
Link: https://www.youtube.com/channel/UCW7gLoeaKwZ9jy6c3KQjWfw

JORNALISMO QUE NÃO SAI DE MODA

No começo do século XX, o jornalista João do Rio emplacou vários furos de reportagem no jornal Gazeta de Notícias.
João, não à toa o criador da reportagem, subiu e desceu morros e lugares outros nunca frequentados por intelectuais ou repórteres.
A prática de furos nunca ficou de lado.
O repórter João do Rio morreu no dia 23 de junho de 1921. O newsletter Jornalista e Cia publicou edição especial a seu respeito. Clique.
Nos tempos atuais, os jornais Estadão, Folha, O Globo, a rádio CBN e programas de TV como Jornal Nacional e Fantástico têm abastecido a curiosidade dos leitores, ouvintes e telespectadores. 
A podridão do governo Bolsonaro têm sido escancarada quase todos os dias. Isso é bom para os brasileiros e a própria democracia. 
A história do jornalismo brasileiro e mundial é recheada de furos. 
Na segunda parte dos anos de 1960, o repórter José Ramos Tinhorão brindou aos leitores uma belíssima entrevista com a viúva do Marechal Hermes da Fonseca, Nair de Teffé. 
Eu mesmo realizei vários furos de reportagens. 
Furo de reportagem é uma reportagem exclusiva ou uma entrevista igualmente exclusiva. 
É isso. 
Terça 27 o radialista Carlos Sílvio levou ao ar uma ótima entrevista com o repórter norte americano Ken Silverstein. 
Silverstein é repórter investigativo. Já foi correspondente do Brasil para jornais estrangeiros. Uma vez lhe perguntaram, qual é o seu lado? "Não tenho lado", respondeu o jornalista. Confira a entrevista completa: 

POSTAGENS MAIS VISTAS