Batendo um rango: Alfredinho, Edson, Dantas do Forró, Fatel e Assis |
Assis Angelo, Alfredinho e Fatel Barbosa |
Ontem 27 tive a alegria de receber em casa o deputado federal Alfredinho, PT.
Acompanhando Alfredinho, piauiense de Oeiras, veio a sua amiga e incentivadora Fatel Barbosa e o assessor "especial" Edson.
Há tempos Alfredinho, que foi vereador por São Paulo por três legislaturas, alimentava o desejo de conhecer o acervo cultural que construímos no correr dos últimos 50 anos. Gostou. Disse que nunca havia conhecido um acervo tão importante, em quantidade e qualidade. Pois, pois.
No passar dos anos recolhemos mundo afora, Portugal e França inclusive, histórias e discos de todos os formatos: 76RPM, 78RPM, 33RPM (LPs), 45RPM (Compactos), CDs, filmes, DVDs, jornais, revistas antigas, livros sobre música, principalmente, e tudo mais. No total há no nosso acervo pelo menos 150 mil itens, incluindo ainda milhares de fotografias e de partituras.
Estou completando 72 anos. O que farei com esse acervo nos próximos... A ideia que me vem à memória é transformar o acervo num ambiente cultural aberto a pesquisas.
Fatel lembrou que tenho gravadas algumas dezenas de músicas e poemas de minha autoria. Entre as músicas algumas compostas em parceria com Gereba, Jarbas Mariz, Jorge Ribbas e Téo Azevedo (1943-2024). Fora isso, há filmes de que participei como consultor: Pelé Eterno, Gonzaga - de Pai pra Filho e o curta Boi, premiado mundo afora.
Entre as composições com Téo acham-se Modinha à Moda Mineira, Caminhando com Vandré, O Índio, Clarissa e outras. As duas últimas receberam gravação de Fatel.
Clarissa integrou a trilha sonora do filme Saudade do Futuro.
Alfredinho, eleito vereador pela primeira vez em 2008, tem 64 anos de idade e tem muitas ideias aprovadas em plenário e postas em prática.
No campo da cultura, Alfredinho continua fazendo o bem. Há uns dois ou três anos, criou o prêmio Anastácia.
Depois da visita, fomos almoçar num restaurante da rede Feijão de Corda, ali na rua Santo Amaro, Bela Vista, onde já nos esperava o cantor Dantas do Forró.
LEIA MAIS
Hoje é o dia de brincar no Brasil e mais 40 países. A data serve para lembrar da necessidade e importância de as crianças brincarem, se divertirem na vida. Ser criança é um barato.