Seguir o blog

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

LAMPIÃO, FURIBA E MINISTRO MAL EDUCADO

O cara é colombiano, foi adotado pelo Brasil, virou cidadão, virou ministro da Educação e passa, agora, a esculhambar com os brasileiros. Esse cara é Ricardo Vélez Rodríguez. Fala mal e mal a nossa língua, mais claramente fala que nós, brasileiros, somos canibais e costumamos surrupiar o que há nos hotéis estrangeiros e nos vôos internacionais. Mal educado e mal informado, disse em entrevista à Revista Veja desta semana, que o cantor e compositor pop Cazuza disse que "liberdade é passar a mão no guarda".
Pois é, por que foram buscar um estrangeiro prá dirigir os rumos da educação brasileira? Grave, grave...
Hoje 6 de fevereiro completam-se exatos 50 anos que as cabeças de Lampião, Maria Bonita e de mais 9 cangaceiros, expostos no Museu Nina Rodrigues da Bahia, foram liberadas por lei para finalmente serem sepultadas. Foram sepultadas no Cemitério da Baixa dos Lázaros, de Salvador, BA.
Até aqui falo da desgraça que é esse ministro da Educação.
Até aqui falo da tétrica exposição dos restos de Lampião e Maria Bonita no Museu baiano.
Agora falo com tristeza sentimental do sétimo dia de desaparecimento de um dos mais sensíveis e bem humorados poetas repentistas brasileiros. Falo de João Batista Bernardo, que o mestre dos trocadilhos repentinos Pinto do Monteiro apelidou para sempre João Furiba.
João Furiba nasceu em 1931, em Pernambuco, e foi-se embora no último dia do primeiro mês do ano. Deste ano. O passamento aconteceu no Hospital Municipal de Cajazeiras, no Sertão paraibano. Eu conheci de perto João Furiba.
Furiba era baixinho, magrinho e cheio de vida. Ria à toa. Brincava com todo mundo. Ele era o que o poeta Carlos Drummond de Andrade chamava de Gauche.
João Furiba deixa um espaço aberto no mundo da cantoria. Deixa, também, uns quarenta filhos espalhados por aí e uma tristeza indomável no peito dos poetas repentistas que ficam. Ele fez bem ao Brasil como Louro Branco, Otacílio Batista e tantos e tantos. Aqui ele com Valdir Teles:





POSTAGENS MAIS VISTAS