Seguir o blog

terça-feira, 30 de maio de 2017

GUITARRAS E TROPICALISMO

Os mais novos talvez não saibam, mas Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Elis Regina, Zé Keti e o MPB 4 já participaram de uma greve reivindicando brasilidade. Foi em São Paulo, no dia 16 de julho de 1967. Contra Geraldo e seus colegas, militaram Caetano Veloso e sua tchurma. A passeata, encabeçada por Elis berrava contra guitarras elétricas. A essa altura, desenhava-se o movimento tropicalista.
Chamou-se Frente Ampla da MPB à passeata engrossada pelos puristas da nossa música, incluindo Vandré e tal. Os manifestantes saíram do largo de São Francisco e subiram pela av. Brigadeiro Luiz Antonio. O fim foi o Teatro Paramount. 
Cerca de 400 artistas e fãs mais empedernidos integraram a histórica passeata que, a rigor, não resultou em nada. Tanto que logo depois o movimento de Caetano, Gil, Tom Zé e Gal, entre outros, ganhou forma fazendo um barulho danado. E como eu disse no texto anterior, o legado tropicalista é de meia dúzia de discos. E as guitarras estão aí, ensurdecedoras, com seu miado de gato na tuba.
À época, Vandré tinha 32 anos de idade, Gil, 25, Elis, 22. O artista mais velho da passeata era Zé Keti, com 46 anos. Porém só uma coisinha: a guitarra entrou nos estúdios brasileiros na década anterior, antes mesmo do movimento Jovem Guarda, do Roberto, Erasmo e Wanderléia.
Os anos de 1960, da segunda parte em diante, foram anos de grandes novidades no campo da nossa música popular. Eram os tempos dos festivais. Foi nos festivais que surgiram Vandré, Gil, Elis, Gal, Caetano, Capinam, Mutantes.
É provável que algum leitor esteja aí se perguntando: Gil niuma passeata contra Caetano?
Pois é, Gilberto Gil entrou na passeata meio de gaiato, por gostar muito da pimentinha Elis Regina. Além de talentosíssima, Elis era um vulcão personalizado.
Sobre a passeata, Vandré, autor do clássico Caminhando, diz que não tem o que dizer.
A história é uma história.
Ah sim, em outubro de 1955, a carioca Nora Ney (1922-2003) lançou, no Brasil, o primeiro Rock de que se tem notícia Rock Around The Clock, ouça:



 

POSTAGENS MAIS VISTAS