Seguir o blog

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

FORRÓ EM PAUTA


É sempre bom lembrar da importância do pernambucano de Exu Luiz Gonzaga. Deixou uma obra monumental, de resgate e afirmação do Nordeste em todos os sentidos. Inovou, porque não dizer a música popular brasileira. Inventou e adaptou gêneros musicais como o Xote, o Xaxado, a Marcha Junina, o Baião e o Forró. Era genial, sem dúvida.
Já falei muito a respeito de Luiz Gonzaga. Palestras e tal. E livros também.
No próximo sábado 14, das 13h às 15h, estarei falando especificamente de forró para quem quiser ouvir ou discutir. Será na sede paulistana do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, ali na Av. Angélica, 626. É na faixa!
Ah! Ia-me esquecendo de dizer que em 2021, o jornalista paraibano Antônio Carlos da Fonseca Barbosa lançou à praça o livro São Paulo é Forró do Gogó ao Mocotó. Esse livro, que saiu através de um edital da prefeitura de Sampa, reúne entrevistas de vários artistas. 
Até a Rainha do Baião, Carmélia Alves, se acha no livro. E não sei bem porquê, Antônio Carlos insere no livro um papo que tivemos há 20 anos. Confiram: Assis Ângelo no Ritmo & Melodia
Mais uma coisinha: o forró é bom de ouvir e de dançar. Lembro que nos dias 1, 2 e 3 de 2005 fui convidado pra falar no 5º Encontro do Forró em Aracaju, SE. Aí na foto, pra todo mundo ver, uma lembrancinha expressa numa garrafa de bom licor.

POSTAGENS MAIS VISTAS